sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Prefeito recebe escritores e assina decreto criando grupo para elaborar Plano Municipal do Livro

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 07, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, o prefeito Carlos Eduardo recebeu os escritores e jornalistas que estão participando do Festival Literário de Natal. Na ocasião, assinou o decreto que institui o Grupo de Trabalho (GT) para elaboração do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas (PMLLLB) para o Município de Natal. O evento contou com as presenças do embaixador de Portugal, Francisco Ribeiro Telles, do cônsul honorário de Portugal em Natal, Francisco Lammy, do secretário geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Vitor Ramalho e da diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), Cláudia Santa Rosa.

Após saudar e dar as boas-vindas aos escritores, o prefeito Carlos Eduardo afirmou que apesar das dificuldades encontradas, a administração municipal, pela sua sensibilidade e compromisso, não poupou esforços para promover o Natal em Natal, um extenso programa cultural. Dentro da programação, destacou a realização do Festival de Cinema, Salão de Artes Visuais, Festival de Violeiros e Repentistas, Auto de Natal, Réveillon e Festa de Santos Reis.

“É grande a nossa satisfação estar aqui, nesta quinta-feira, com dois acontecimentos importantes para Natal. Quero dizer que a participação dos escritores de língua portuguesa de Moçambique, Angola, Cabo Verde e demais cidades só fazem engrandecer esse encontro”.  Anunciou que em 2014, o Festival Literário de Natal vai ganhar uma forma mais expressiva, porém deixou claro que isso só poderá ocorrer com a presença de todos. “É um orgulho trazer tantos valores, isso mostra a nossa decisão de transformar esse festival numa referência não só para Natal mais para todos os países participantes. Ontem, participei da abertura do festival e hoje promovi esse encontro. Eu quero aproveitar o máximo da presença de vocês aqui”.

O prefeito Carlos Eduardo fez, ainda, uma saudação especial a Cláudia Santa Rosa, representante da sociedade civil que promoveu os dois relevantes eventos numa ação conjunta com a Prefeitura. Segundo ele, o decreto assinado vai incentivar o livro, a leitura, a literatura e a biblioteca. Parabenizou a diretora do IDE, ressaltando que a parceria vai fortalecer ainda mais a vida cultural da cidade. “O livro é o alimento da alma. Exercita e expande a mente e melhora a vida das pessoas. Esse é o sentimento desse leitor que promete ler muito mais”, revelou o prefeito.

Na opinião de Cláudia Santa Rosa, o momento é histórico e não poderia acontecer em melhor ocasião do que durante a realização do Festival Literário de Natal. “O esforço de chegarmos até aqui demonstra que Natal terá um belo trabalho para marcar o governo municipal. “Tenha certeza, prefeito, que a sociedade civil organizada estará junto com a sua administração para construirmos esse Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas no Município de Natal”.

DECRETO
Além de criar o Grupo de Trabalho (GT) para elaboração do PMLLB no Município de Natal, o Decreto Nº 10.111, de 06 de novembro de 2013, assinado pelo prefeito Carlos Eduardo, têm a finalidade de elaborar questionários para o diagnóstico das ações que contemplem as cadeias criativas, produtora e mediadora; realizar o diagnóstico das ações de leitura, públicas e privadas em execução no município; elaborar, a luz do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) os eixos temáticos de atuação a serem contemplados; realizar um ciclo de conferências nas regiões administrativas para discussão dos eixos temáticos, acolhimento de propostas e definição de prioridades e metas; e construir a redação oficial do referido plano e submetê-lo a aprovação da população por meio de audiência publica a ser realizada no primeiro semestre de 2014.

O GT será composto por dois representantes (titular e suplente) dos seguintes órgãos, entidades e movimentos: Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE); Frente Parlamentar de Defesa do Livro e da Leitura da Câmara Municipal de Natal (CMN); do Fórum da Rede Potiguar de Escolas; da Fundação Fé e Alegria do Brasil; da União Brasileira de Escritores (UBE); do Fórum do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio Grande do Norte (FLEB/RN); do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMTC); do Instituto Cultura e Áudio Visual Potiguar (ICAP); Secretaria Municipal de Educação (SME); da Fundação Capitania das Artes (Funcarte); e da Biblioteca Pública Esmeraldo Siqueira.

A coordenação do GT é de competência da Funcarte e os representantes serão indicados mediante portaria a ser publicada no Diário Oficial do Município (DOM). Os integrantes do GT serão indicados pelos dirigentes dos órgãos, entidades e movimentos da cidade sem qualquer tipo de remuneração. O GT tem um prazo de 180 dias para apresentar a conclusão dos seus trabalhos com a redação oficial do PMLLLB a ser encaminhada ao Gabinete do Prefeito.

Também estiveram presentes a solenidade os secretários de Gabinete Civil, Sávio Hackradt, Planejamento, Orçamento e Finanças (Sempla), Virgínia Ferreira, Segurança e Defesa Civil (Semdes), Osair Vasconcelos, Serviços Urbanos (Semsur), Raniere Barbosa, Mobilidade Urbana (Semob), Elequicina Santos, Ouvidoria Geral do Município (OGM), Ana Xavier; e de Comunicação Social (Secom), Heverton Freitas e o seu adjunto, Marcos Alexandre e o vereador Hugo Manso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário