quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Personalidades são homenageadas em exposição de caricaturas


Luís da Câmara Cascudo, Titina Medeiros e Amy Winehouse são lagumas das figuras públicas caricaturadas pelo artista Ubiratan Gomes, que abre exposição nesta quinta, às 18h, no Memorial Câmara Cascudo.

O artista plástico e caricaturista, Ubiratan Gomes, realizará a exposição Bonecos & Caricaturas, Memorial Câmara Cascudo. O forte da mostra é o realismo que utiliza a técnica acrílico sobre tela. O artista trará uma novidade: “Bonecos Caricatura”, que é uma nova versão dos bonecos de panos tradicionais, que resgata a cultura do país, dando uma nova roupagem e os transformando em bonecos caricaturas (com tamanho de aproximadamente 45 cm). A exposição homenageia algumas personalidades locais, nacionais e internacionais, respectivamente, tais como: Luiz Alberto Fonseca, repórter da TV local; o folclorista e escritor Câmara Cascudo; A atriz Titina Medeiros e a cantora Amy Winehouse.

“Fiquei sabendo que Câmara Cascudo fez referências em suas obras a respeito dos bonecos de pano, oriundos desde a colonização, por isso a escolha do local: Memorial Câmara Cascudo, muito apropriado para esta mostra”, aposta o artista, que integrou sua primeira coletiva em 1993, em Portugal,  na 5° Exposição Internacional de Arte Postal “Festa”, na Biblioteca Municipal do Barreiro. Após uns anos em terras lusas, o Ubiratan participou do 1° Salão de Humor da Cidade do Natal, promovido pela Capitania das Artes. Continuou no batente até que faturou o primeiro lugar no VII Salão de Artes Plásticas da Cidade do Natal, com o quadro “Cenas do Sertão” (2003). Sua primeira individual, com pinturas, ocorreu na Aliança Francesa, em 2005. Em 2006, expôs Caminhos da Reconstrução Carlos Silva, na Fundação Capitania das Artes. Atuante, ele está sempre participando de salões e expondo.

 SERVIÇO:
Exposição Bonecos & Caricaturas – Artista Ubitaran Gomes - Vernissage: 28/11, às 18h, no Memorial Câmara Cascudo. Visitação: até 11 de dezembro. Tel.: (84)  3201-6425/3232-6334.

Nenhum comentário:

Postar um comentário