quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A água e sua importância serão as temáticas de todas as atividades

Entre os dias 08 e 10 de novembro, cerca de 300 jovens e adultos que fazem parte do Movimento Escoteiro local estarão no município de Barra de Maxaranguape, distante 35 quilômetros de Natal, capital norte-rio-grandense, participando da 25ª edição do ELO Nacional. Uma grande atividade que este ano tem como tema principal “Água: o Mundo que queremos”. A abertura do evento acontece na noite desta sexta-feira, às 20h no ginásio do município. Logo em seguida os jovens na faixa etária de 11 aos 17 anos, acompanhados dos adultos responsáveis partem para o acampamento que terá como sede a Escola Estadual Raimundo de Oliveira.

Durante todo o sábado e a manhã do domingo, eles e elas participam de atividades que buscam no seu cerne trazer a reflexão acerca do mau uso da água e de sua escassez em todo o mundo, além de repercutir as várias questões que interferem no seu acesso e no tipo de futuro que estamos deixando para as próximas gerações, destaca o diretor presidente dos Escoteiros do RN, Ivan Alves Nascimento.

A atividade ocorre a cada dois anos e apresenta uma programação única para os 80 mil escoteiros de todo o país, com as adaptações necessárias para cada região. O Movimento Escoteiro foi criado em 1907, na Inglaterra, por Baden Powell. Chegou ao Brasil em 1910, por intermédio de oficiais e praças da Marinha Brasileira que estavam na Europa e se impressionaram com a nova metodologia de educação complementar. Esses oficiais fundaram, no dia 14 de junho de 1910, no Rio de Janeiro, o primeiro grupo de escoteiros brasileiros. Já no Rio Grande do Norte, atendendo as solicitações do poeta Olavo Bilac, seu amigo Henrique Castriciano se articula ao diretor da Escola de Aprendizes Marinheiros, comandante Monteiro Chaves e ao professor Luiz Correia Soares de Araújo, então diretor da Escola Padre Miguelinho, e em 1917 fundam oficialmente o Movimento Escoteiro no Estado. Atualmente o RN é o terceiro maior efetivo de membros registrados do país, com cerca de 8 mil associados. E se destaca no cenário nacional com o seu protagonismo através de projetos e parcerias que ao longo desses 96 anos de história tem feito, como o projeto Escotismo nas Escolas e a participação em campanhas de saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário