segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Café São Luiz está sob nova direção


Local de encontro dos boêmios e poetas da cidade, café ganha novos ares com reforma que pretende reviver sua marca e a história do Grande Ponto

O Grande Ponto Café São Luiz, localizado no coração da Cidade Alta, na movimentada rua Princesa Isabel, reabrirá as portas aos amantes do ponto mais badalado da boemia potiguar. Após quatro meses fechado para reforma, a reinauguração está prevista para o dia 29, com apresentação do flautista Carlos Zens.

Desde 1953, ano da sua inauguração, o Café São Luiz mudou de local uma vez em 1969, e passou por reformas pouco significativas. A nova administração do Café pretende reviver a marca e a história vivida pelos natalenses nos áureos anos em que o Grande Ponto era local de encontro da poesia, da política, da música e da literatura potiguar.

Nova administração
A paixão pelo Café São Luiz e sua história, somadas ao desejo de não deixar apagar a memória ainda viva da cidade – contada pelos assíduos frequentadores do local – fizeram com que o empresário João Antônio Cruz e o engenheiro civil Paulo França decidissem tomar a frente do Café São Luiz. “Sempre que nós íamos lá, ficávamos sonhando como poderia ser o café. Imaginávamos cada detalhe, que hoje está criando formas”, comentou João Antônio.

Parcerias
O novo layout do Café São Luiz terá um toque nostálgico e contemporâneo, com o projeto sob a responsabilidade do arquiteto Wellington Fernandes. A nova fase do Grande Ponto Café São Luiz contará com a parceria do Café Santa Clara, que será a fornecedora oficial do Café. Como novidades no menu, o Grande Ponto vai oferecer coquetéis preparados com café, saladas e diversas outras delícias.

História do Grande Ponto Café São Luiz
O Café São Luiz foi fundado em 01 de fevereiro de 1953, na esquina da Rua João Pessoa com a Princesa Isabel no bairro da Cidade Alta em Natal, como Posto de Degustação do Café São Luiz, um espaço que fazia parte de um complexo de estabelecimentos ligados ao café produzido pela Torrefação e Moagem São Luiz do proprietário Luiz Eugênio Ferreira Veiga Filho.

Segundo o historiador Augusto Bernardino de Medeiros, o Café São Luiz estava localizado no que se compreende como “Grande Ponto”, ponto central da Cidade do Natal da década de 1950 e 1960.  A escolha do local para a fundação se relaciona a um momento da história da cidade em que o bairro da Cidade Alta concentrava os principais pontos de comércio, lazer e sociabilidade da cidade como bares, praças, clubes, cafés e cinemas.

Desde 1969 o Café São Luiz está localizado na mesma rua Princesa Isabel, próximo ao antigo local, e é reconhecido como um marco de importantes momentos históricos vividos no Grande Ponto em Natal, nas décadas de 1950, 60 e 70, os quais a nova administração do Grande Ponto Café São Luiz pretende manter vivos e perpetuar.

SERVIÇO
Reinauguração do Grande Ponto Café São Luiz
Sexta, 29 de novembro de 2013, às 17h
Rua Princesa Isabel, 627-A – Cidade Alta
Informações: (84) 9911-9583
cafesaoluiznatal@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário