domingo, 17 de novembro de 2013

Como é seu nome?

Fernando Lins
Professor e músico.

Existe um repórter na Rede Globo, chamado Ismar Madeira, quando pronunciado, seu nome causa um certo desconforto auditivo por causa da cacofonia gerada pelos dois nomes, sinceramente eu não entendo porque uma mãe ou um pai registra um filho ou filha com certos nomes ou sobrenomes que no futuro lhes trarão transtornos.

Já imaginou, quando alguém se apresentar dizendo; muito prazer Caio Pinto; dá vontade de responder na hora.

- De jeito nenhum, muito prazer levanta o pinto.

Vá lá que existam apelidos que também judiam do dono, mas apelidos não são usados em cartão de visita nem em convite de casamento, ao se apresentar com um nome que causa constrangimento e gera chalaças, o interlocutor pode até disfarçar, mas o clima da conversa já começa meio sem jeito.

Bernadeth Dinorah de Carvalho Cidade, mais conhecida como Baby Consuelo e depois como Baby do Brasil, uma belíssima cantora, só pode ter surtado ao batizar seus filhos, com certeza não pensou que eles iriam crescer, Zabelê, Riroca, que depois trocou o nome para, Sarah Sheeva, Nana Shara, Krishna Baby, Kriptus Baby.

É quase impossível que qualquer uma dessas crianças não tenha sofrido bulling em sua fase escolar, seus nomes quase que convidam para uma chacota ou uma brincadeira mais pesada.

Em um país de dimensões continentais, e com o choque cultural criado pelos seus colonizadores oriundos de todas as partes do mundo, é comum encontrar alguns sobrenomes que soem de maneira engraçada, principalmente quando juntos ao prenome.

Há uma infinidade de piadas e trocadilhos referentes à junção do nome e do sobre nome, é mister dos pais, cuidar para que no futuro o nome próprio ajude a identificar o portador para que o portador não dê identidade ao nome.

Agora, chamar o sétimo secretário geral da O.N.U, Kofi Annan de café pequeno, já é sacanagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário