sexta-feira, 11 de abril de 2014

Audiência discute assistência em saúde mental no RN

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, além de outros representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) participaram, na manhã desta quinta-feira (10), de uma audiência na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Saúde Pública, em Natal, para discutir a questão da assistência em saúde mental no Rio Grande do Norte.

O principal objetivo foi tentar promover uma normatização do fluxo de atendimento dos pacientes com transtornos mentais e também dos usuários de álcool, crack e outras drogas. Atualmente, a grande maioria destes pacientes são encaminhados para o Hospital Psiquiátrico Dr. João Machado, que não dispõe do suporte necessário para atender as possíveis intercorrências clínicas associadas aos dependentes químicos e portadores de transtornos mentais.
A coordenadora geral do SAMU 192/RN, Cecília Picinin, explicou sobre as dificuldades encontradas pelo SAMU em dar um encaminhamento a estes pacientes. “Ainda há uma resistência natural dos profissionais dos CAPS, UPAs e hospitais do interior em atender este tipo de paciente, além de não podermos contar sempre com um apoio policial, já que eles dispõem de um efetivo reduzido”, disse.
Luiz Roberto Fonseca sugeriu a possibilidade de manter um psiquiatra de plantão no SAMU 192/RN para que fosse feita a estabilização dos casos mais graves e depois encaminhar estes casos para os CAPS ou UPAs.
A diretora geral do Hospital João Machado, Louise Seabra, explicou a necessidade de sensibilização dos profissionais para organização do fluxo de atendimento. “Os hospitais menores muitas vezes não tem a medicação necessária, não tem a vivência e não sabem como fazer a contenção e manejo desses pacientes. A Sesap está se colocando à disposição para capacitá-los e sensibilizá-los para que possam dar um melhor suporte à Rede de Atenção Psicossocial”, concluiu.
Kalina Filgueira, promotora de Justiça de Defesa da Saúde, leu relatórios dos serviços prestados pelo CAPS de Natal e apontou deficiências estruturais, limitações em recursos humanos e medicamentos. Kalina Filgueira ainda traçou encaminhamentos para a solução destas problemáticas municipais.
Também estiveram presentes na audiência representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, SAMU Natal e SAMU RN, CAPS de Natal, Conselho Municipal de Saúde, Coordenadoria Municipal de Saúde Mental e Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário