quarta-feira, 9 de junho de 2010

O acadêmico Eider Furtado

Sílvio Caldas
jsc-2@uol.com.br

Ocorreu no dia 27 do mês de maio passado a posse na Academia Norte Rio-grandense de Letras do ilustre epigrafado.

Essas posses costumam, por vezes serem chatas, modorrentas e até boas motivadoras para um bom cochilo. Não foi o caso. Nem uma conhecida figura política acostumada a tirar cochilos nessas ocasiões cochilou. Tudo por causa do discurso do homenageado.

Mas antes mesmo, durante a saudação do acadêmico Ernani Rosado o auditório lotado ouviu o discurso de boas vindas com o máximo de atenção, dado a sua vibrante e bem elaborado oratória.

Em seguida, uma vez empossado, coube ao doutor e agora acadêmico Eider Furtado proferir a sua oração.

O discurso parecia prenunciar que seria longo, e dado o adiantado da hora confesso que temi pelo seu sucesso. Mas não, o advogado, professor, compositor, musicista e talentoso orador prendeu a atenção de todos e conseguiu abordar em pinceladas literárias e com sabor de autêntico jornalismo, em menos de uma hora, quatro personalidades que já fazem parte da história do nosso Estado, rememorando e reverenciando a todos, cumprindo a praxe acadêmica, mas revelando com sua competência o motivo dos votos que conquistou dos agora seus pares para ali estar e passar doravante a conviver.

Assim, deu início à sua peroração citando o fundador da Casa, no seu dizer “o mestre de todos”, o grande Câmara Cascudo, relembrando os idos de 1943, tempos em que labutava como jornalista no jornal “A República” e que testemunhou, como tal a frase cunhada por outro famoso, o jornalista Assis Chateaubriand, que escrevera na ocasião no muro da entrada da casa de Cascudo: “Ficarei agarrado às paredes desta casa como os cascudos às pedras do rio Assu.”

Em seguida, mas não com essa pressa que o artigo exige, rememorou lanços da vida do fundador da Cadeira 16, agora por ele ocupada, ou seja, o acadêmico Manoel Segundo Wanderley, contemporâneo de Castro Alves e como ele, poeta que lutou em prol da libertação dos escravos do Brasil. Aliás, diga-se de passagem, embora aqui tenha dado seus frutos, o fundador da cadeira a16 nasceu em Timbaúba – Pernambuco, em 1875.

Segundo Wanderley foi sucedido pelo professor Rômulo Chaves Wanderley, de quem o novel acadêmico foi contemporâneo tendo por isso mesmo feito referências muito mais vivenciadas do que relatadas pela história do sucedido. Rômulo, vindo do Assu, era também um grande poeta, como bem apraz à sua terra Natal, tendo gerado, dentre outros, o grande Francisco Berilo Wanderley, bem mais presente à vida contemporânea do nosso Estado e companheiro de turma do homenageado na Faculdade de Direito da nossa UFRN.

A partir daí doutor Eider passou a tecer considerações, agora, em torno de Maria Eugênia Maceira Montenegro, última ocupante da referida cadeira 16, agora por ele ocupada. Aqui se seguiram dados bem mais recentes, apoiado nas informações coletadas junto à desembargadora e escritora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, a qual forneceu esclarecedores depoimentos da grande mineira de Lavras.

Mas eis que quando o tempo já nos induzia ao término do discurso de posse Eider nos surpreende e prepara nosso espírito para um final apoteótico:

“E como se voltasse no tempo, procuro ver, ao meu lado, encorajando-me, meus pais, que Deus, há tempo, já os chamou para mais perto de Si. Imagino-os comigo, vaidosos por ver o filho, ainda que não o mereça, acolhido nesta Academia de Letras. O tempo passa mais rápido do que desejamos, mas a saudade não passa, antes seguindo seu curso num crescendo avassalador.”

Bem, a partir daí a emoção tomou conta dos presentes, principalmente dos parentes e amigos mais próximos desse homem que dos altos de seus oitenta aniversários (permiti evocar tempos que lhe foram tão caros), mas que soube como ninguém rememorá-los com tranqüilidade, dominando a própria emoção, verdadeira demonstração de autocontrole e disciplina.

Destaco aqui a beleza de uma frase, por ele proferida. “Senhoras e Senhores: o mundo, sem a menor dúvida, está cheio de grandes mães, nenhuma entretanto terá sido maior do que a minha mãe”.

Eis, amigos leitores, em rápidas pinceladas, a explicação da ascensão do mais novo acadêmico da Academia de Letras do Rio Grande do Norte, aliás, também já acadêmico e fundador da Academia de Letras Jurídicas do nosso Estado.

Segundo o presidente da Academia que agora torna Eider um bi-imortal, o poeta Diógenes da Cunha Lima, Eider é um norte-riograndense que exerce a cidadania em tempo integral e dedicação exclusiva. E eu concordo com ele.

Nem preciso comentar sobre a excelência do coquetel que se seguiu à posse. Água escocesa fluindo em abundância e da melhor qualidade.

Valeu, meu amigo Eider Furtado. Parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário