quinta-feira, 17 de junho de 2010

Papa nomeia frade assuense para ser o primeiro Bispo de Salgueiro, PE

Roberto Guedes
Por e-mail

Norte-rio-grandense de Assu e um dos líderes nacionais de sua ordem, o frade capuchinho Magnus Henrique Lopes, 45, guardião e ecônomo do Convento Santo Antônio, na Cidade Alta, em Natal, foi nomeado nesta quarta-feira, 16, ontem, pelo papa Bento XVI, para ser o primeiro bispo da recém-criada diocese de Salgueiro, no alto sertão do Estado de Pernambuco.

A nomeação foi divulgada no Vaticano pela assessoria de comunicação do Papa e logo em seguida, em Natal, pelo próprio nomeado, que falou à imprensa na companhia do arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e do bispo de Nazaré da Mata, Pernambuco, Dom Frei Severino França, integrante da mesma ordem de Frade Magnus.

Eles se pronunciaram diretamente do Convento Santo Antônio através da Rádio Rural de Natal e das emissoras da Diocese de Petrolina. Criada nesta quarta-feira, 16, a diocese de Salgueiro foi desmembrada das dioceses de Petrolina e de Floresta, ambas no estado de Pernambuco. A sede será em Salgueiro e será composta pelos seguintes municípios: Salgueiro, Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Araripina e Cabroró.

TUDO POSSO

Após o anúncio, Frei Magnus disse que estava embuído de um sentimento de nobreza, mas, ao mesmo tempo, de desafio. “Sei que vou assumir uma diocese que está sendo criada agora. Por isso, vou consciente de que é um desafio grande. Como também sei que é um desafio ser pastor, no contexto da sociedade em que vivemos”, revelou. O pai do frade, João Gregório, que também estava presente no Convento, não escondia a emoção. “Estou sentindo a maior alegria. Nunca imaginei ver meu filho sendo bispo. Só desejo que Deus o guarde e que ele seja muito feliz”, falou, com poucas palavras.

Outro que estava feliz com a nomeação era o Arcebispo de Natal. “Vejo este momento com muita alegria e esperança. Tenho certeza de que ele vai corresponder às nossas expectativas, sendo um bom pastor. É um sertanejo que volta ao sertão, como bispo”, disse Dom Matias.

A ordenação do Dom Frei Magnus acontecerá dia 17 de setembro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. Ele escolheu como lema episcopal: “Tudo posso naquele que me fortalece”, uma citação de São Paulo aos Filipenses. A posse, na recém-criada diocese de Salgueiro, será dentro de um mês após a ordenação.

CURRÍCULO

Conforme informações divulgadas pela Arquidiocese, Frei Magnus, nascido em Assu, em 31 de julho de 1965, iniciou o postulantado na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em 1986, e o noviciado, em 1988. Fez a primeira profissão religiosa em 1989, e a profissão perpétua, em 19 de março de 1992, ambas em Natal. Foi ordenado presbítero, no dia 21 de dezembro de 1996, em Assu.

Licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia do Recife, e em Teologia, pelo Instituto Franciscano de Teologia de Olinda, Pernambuco, fez bacharelado e licenciatura em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió. Depois, fez especialização em Psicologia Clínica Hospitalar.

Na vida religiosa e sacerdotal, o frade capuchinho também exerceu várias funções. As últimas foram a de vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil (CCB), de 2001 a 2007; Diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais, e desde agosto de 2009, está em Natal, onde é guardião e ecônomo da Fraternidade do Convento Santo Antônio, dos Frades Capuchinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário