quinta-feira, 3 de junho de 2010

Fátima critica tentativa de transferência de ativos da Petrobras

A deputada Fátima Bezerra (PT) criticou hoje, 2, na tribuna da Câmara dos Deputados, a aprovação de duas emendas ao projeto (PL 5941/2009) que trata da capitalização da Petrobras. As emendas permitem que a Petrobras devolva os campos de exploração em terra, até o limite de 100 milhões de barris, à Agência Nacional de Petróleo (ANP) para serem explorados pela iniciativa privada.

“Considero que a Câmara dos Deputados cometeu um equívoco ao acatar as emendas ao citado PL, que espero seja corrigido pelo Senado Federal, do contrário, cerrarei fileiras junto ao Sindicato dos Petroleiros do meu estado e à Federação Única dos Petroleiros e vamos, juntos, pedir ao Presidente Lula o veto ao parágrafo em questão.”, ameaçou a deputada.
Segundo Fátima Bezerra, as emendas aprovadas “são mais uma forma disfarçada de voltar ao processo de privatização da produção do petróleo prejudicando os trabalhadores.”
“Ao devolver essas áreas, a Petrobras estaria automaticamente desarticulando toda a cadeia produtiva, que envolve milhares de trabalhadores diretos e indiretos e pelo menos, até que a Agência Nacional de Petróleo faça nova licitação, esses postos de trabalho permanecerão desativados e a produção de Petróleo parada.”, ressaltou.
A maior parte das áreas produtivas, com produção de até 100 milhões de barris, está quase toda em campos terrestres do Nordeste brasileiro, particularmente no Rio Grande do Norte.
Para a deputada, não há sentido da Petrobras investir em áreas que serão devolvidas. “Ora, se a manutenção de boa parte da produção em campos terrestres, os chamados campos maduros, só se viabilizam através de investimentos na recuperação dos poços, que lógica haveria nesses investimentos por parte da Petrobras, se ela vai devolvê-los?”, questionou.
Audiência pública – A deputada Fátima participará da audiência pública proposta pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT), na próxima segunda-feira, 7, às 15h30, na Assembleia Legislativa do RN, para debater o tema: o pré-sal e os campos terrestres de petróleo considerados maduros. A audiência contará com a participação do Sindicato dos Petroleiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário