segunda-feira, 7 de junho de 2010

Confederação Nacional da Agricultura acusa IBGE de errar no enquadramento da agricultura familiar

De acordo com informativo produzido pela assessoria de comunicação da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em 30 de setembro de 2009, números incorretos do resultado do Censo Agrícola e Pecuário, que foram imediatamente identificados pela CNA. “O IBGE considerou apenas a Lei número 11.326 de 24 de julho de 2006 na análise e desprezou a regulamentação do Banco Central para enquadrar a agricultura familiar”, ressaltou a assessoria de comunicação da CNA.

Técnicos da CNA ressaltaram que somente a Lei 11.326/2006 não serve como uma referência completa para tratar do assunto da agricultura familiar. É preciso considerar também uma série de resoluções do Banco Central. A diretoria da CNA solicitou, então, um novo estudo à Fundação Getúlio Vargas (FGV) para assegurar números confiáveis à sociedade brasileira.

As discrepâncias entre os dois estudos são relevantes. Enquanto o censo do IBGE informou que a participação dos produtores da agricultura familiar no Brasil era de 84%, a FGV apurou 64,4%, num universo de 5, 175 milhões de propriedades. E, com relação ao Valor Bruto da Produção (VBP) da agricultura familiar o IBGE apontou 38% de participação, enquanto a FGV concluiu que era de 22,9%. O VBP da agropecuária em 2009 foi de R$ 240 bilhões. (LS).

Reunião
Nesta terça-feira, 08, às 19h, na AABB, ocorrerá a 4ª reunião preparatória da festa AMIGOS DO TIROL, que este ano completa 10 anos. Muitas contribuições para o livro homônimo que será lançado antes e durante o evento estão chegando de todo o Brasil e carinhosamente sendo organizadas e catalogadas pelo jornalista Peti das Virgens.

Feira livre
Ações da prefeitura de São José do Mipibu, por meio das Secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano e Transportes, visa melhorar cada vez mais a feira livre realizada aos sábados no município. De acordo com secretário de Obras, João Corcino, uma série de medidas foram adotadas objetivando melhorar o trânsito no trecho onde é realizada a feira.

Garibaldi não pára
O senador Garibaldi Filho visitou neste domingo (6) a cidade de Japi, onde foi prestigiar a comemoração do aniversário do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Jodoval Ferreira de Pontes, 47. A festa foi realizada na granja São Miguel, a poucos quilômetros da sede do município e contou com a participação de centenas de pessoas.Livro

Jornalismo ambiental
O professor José Eduardo Vilar Cunha lança no próximo dia 9 de junho, a partir das 19h, na livraria Siciliano do Midway Mall, o livro "Jornalismo Ambiental: um novo olhar sobre a desertificação da região do Seridó". Sobre o livro, o autor revela que, a informação ambiental é primordial na discussão da degradação do meio ambiente, e que na região do Seridó, é ocasionada pelo uso da lenha como meio energético.

Audiências públicas
O vereador Hermano Morais (PMDB) realizará duas audiências públicas na Câmara Municipal de Natal nesta terça (8) e quarta-feira (9). A primeira, às 08h, no plenário da Casa, debaterá sobre a situação da pediatria em Natal e medidas que possam melhorar o atendimento oferecido às crianças nos hospitais públicos e particulares da capital. Na quarta-feira, às 09h também no plenário da CMN, as discussões serão em torno do Projeto de Lei apresentado por Hermano Morais que cria o Programa Emprego Cidadão, com o objetivo de garantir a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, como preceitua o art. 93 da Lei Federal 8.213/91.

Sanção
O prefeito Ivan Júnior vive a expectativa de que a agenda oficial que será cumprida quarta-feira (09) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio Grande do Norte dê oportunidade para que o chefe da Nação possa oficializar a sanção ao projeto que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na região – ZPE do Sertão. O prefeito disse que existe a possibilidade de que tal fato seja incluído na agenda do presidente da República no Estado.

Pronto para a Copa
O Hotel Garbos, em Mossoró, está com toda estrutura pronta para que hóspedes e clientes possam assistir com conforto e sofisticação a transmissão dos jogos da Copa do Mundo. Já na abertura da Copa na próxima sexta-feira, dia 11, a área de eventos do hotel está preparada com telões, decoração alusiva ao evento mais importante do futebol mundial e cardápio especial de petiscos.

Nova praça
Dentro de 30 dias a comunidade do conjunto Vila Verde II, no bairro Pajuçara, receberá uma nova praça que homenageará o ex-senador falecido Carlos Alberto de Sousa, pai da atual prefeita. As obras já estão bem avançadas e nesta segunda-feira (7), à tarde, o local recebeu a visita de Micarla de Sousa, que foi acompanhar o andamento dos serviços.

Aniversário
Os 75 anos de criação da Irmandade de Alcoólicos Anônimos serão comemorados no próximo dia 10 de junho em todos os cerca de trinta grupos instalados em Natal. O A.A. - como é popularmente conhecido - é uma experiência iniciada em 1935, na cidade de Akron, Ohio (EUA), com o encontro de Bill W., um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque, e o Dr. Bob, um cirurgião de Akron. Ambos haviam sido alcoólicos desenganados. Eles perceberam que com a troca de experiência sobre o alcoolismo conseguiam ficar sem beber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário