sexta-feira, 4 de junho de 2010

Casos de dengue em Natal continuam em queda

O ultimo boletim epidemiológico mostra que houve uma queda de 37% no número de casos, nas vinte primeiras semanas do ano de 2010 em relação ao mesmo período de 2009. A dengue clássica, na vigésima semana epidemiológica do ano passado, apontava para 242 casos, este ano, no mesmo período os números indicam 112 casos. A Febre hemorrágica de dengue (FHD), até o momento são 35 casos notificados, 10 confirmados e apenas 01 óbito registrado.
O Distrito Sanitário Oeste ainda continua com maior incidência de casos da doença, principalmente os bairros das Quintas e Felipe Camarão que tem, respectivamente, 63 e 52 casos da doença registrados. Neste tipo de situação, a SMS atua com o trabalho de bloqueio de transmissão da Dengue, que é uma ação incluída dentro do componente do Controle Vetorial e que tem por objetivo controlar a população alada do vetor transmissor da Dengue, e impedir o aumento do raio de transmissão.
A ação é realizada por uma equipe que utiliza-se de equipamento de aspersão de inseticida, a UBV-portátil, em torno de 300m do caso humano, tanto de Dengue Clássica, quanto de Febre Hemorrágica da Dengue.
“Estamos em período de guarda, pois é justamente no inverno, quando temos maior incidência de chuva, que os mosquitos se proliferam. Então a população é a nossa maior contribuinte para que esses números não subam, se mantendo vigilante e tendo os cuidados necessários para evitar acúmulo de água em casa, nos quintais”, ressalta Cristiana Souto, diretora do departamento de vigilância em saúde da SMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário