terça-feira, 29 de março de 2011

Cidades recebem cursos de Tratorista e Aplicação de Agrotóxicos do Senar

As cidades de Arez, Barra de Maxaranguape e Baia Formosa recebem, durante esta semana (28 de março a 1º de abril), dois cursos do Senar que serão ministrados para funcionários de empresas agrícolas localizadas nas regiões. Os cursos serão de tratorista agrícola e aplicação de agrotóxicos, e serão ministrados pelos educadores Luiz IV Jácome, José Daniel e Ângelo Giuseppe.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Senar, Gil Dutra Furtado, esses cursos estão sendo desenvolvidos com a intenção de melhorar e qualificar a mão de obra dessas empresas visitadas. “Acredito que com esses cursos, os funcionários dessas empresas atenderão melhor as solicitações de suas chefias. Com isso, eles poderão trabalhar de maneira mais eficiente e quem sabe, recebendo futuras promoções pelos seus serviços. O aprimoramento desses homens é visível com pouco tempo. É a nossa certeza de um trabalho bem feito pelos educadores do Senar”, ressaltou Furtado.

Nas aulas de tratoristas, os profissionais das empresas recebem todas as noções de como melhor utilizar o equipamento. “Eles aprendem como tirar proveito da máquina, sem que para isso eles tenham que forçar o equipamento. Um equipamento que é muito caro e que quebrado reduzirá a produção de suas empresas”, explicou Gil Furtado.

No curso de Aplicação de agrotóxicos, os educadores do Senar explicarão para esses profissionais de empresas agrícolas como melhor se adaptarem as Normas Regulamentadoras 31 (NR 31) e também como identificar a periculosidade dos agrotóxicos. “Esse curso é para explicar aos funcionários como trabalhar da melhor forma com o produto e como se adaptarem aos quesitos propostos na NR 31. Outro ponto que também será abordado no curso versa sobre a utilização de todos os equipamentos de proteção individual”, informou Furtado.

NR 31

A Norma Regulamentadora 31 tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho.

Próximas cidades

De acordo com Gil Dutra Furtado, o curso de Aplicação de agrotóxicos será ministrado ainda nas cidades de Mossoró e Serra Negra do Norte, na semana de 04 a 08 de abril. “O curso será aplicado em uma empresa agrícola de Mossoró e no Sindicato Rural de Serra Negra”, finalizou Furtado.

Com reportagem de Paulo Correia.

ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário