sexta-feira, 25 de março de 2011

Gestores municipais se reúnem com equipe da WWF-Brasil para discutir ações do programa ‘Água Brasil’

Natal foi a única cidade do Nordeste escolhida para participar do programa que visa construir política de boa gestão de resíduos sólidos

O programa ‘Água Brasil’, desenvolvido pelo Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Ong WWF-Brasil e Agência Nacional da Água (ANA) tem como principais eixos a conscientização ambiental, conservação de bacias hidrográficas e gestão de resíduos sólidos.
Natal foi escolhida como a única representante do Nordeste para participar do programa “Água Brasil”, que consiste na implantação de projetos socioambientais voltados para a coleta seletiva, reciclagem e consumo consciente.
Na próxima semana, será iniciado o trabalho de desenvolvimento da prática do consumo consciente e estímulo à mudança de comportamento e valores em relação à produção e ao destino dos resíduos sólidos urbanos em nossa cidade. De 28 de março a 1º de abril, a equipe da WWF estará em Natal para visitar várias áreas da cidade e se reunir com representantes das secretarias municipais para tratar do diagnóstico das ações e discutir as metas que poderão ser estabelecidas para o município.


O programa também será desenvolvido em Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Rio Branco (AC) e Pirenópolis (MT), cidades que foram selecionadas por diversos critérios e pelos portes pequeno, médio e grande.


Água Brasil
O programa Água Brasil, do WWF-Brasil foi iniciado em 2001. O Banco do Brasil em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Banco do Brasil e o WWF-Brasil se unem para desenvolver projetos socioambientais em 14 microbacias distribuídas em sete Unidades Hidrográficas de Gerenciamento de Recursos Hídricos nos biomas Pantanal/Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Pampa e em 5 cidades brasileiras, sendo uma por região.


O programa é composto por quatro eixos de atuação: Projetos Sociambientais no meio urbano e no meio rural; Mitigação de Riscos; Negócios Sustentáveis; Comunicação e Engajamento. As ações conjuntas têm por finalidade desenvolver e disseminar novas tecnologias sociais que permitam estimular formas de produção mais sustentáveis no campo, e também mudanças de comportamentos e valores em relação ao consumo consciente e tratamento dos resíduos sólidos, nas cidades.


Em Natal, o programa “Água Brasil” trabalhará o eixo Projetos Sociambientais no meio urbano. De acordo com o programa, a meta para 2015 é disseminar o conceito e a prática do consumo consciente e estimular a mudança de comportamento e valores em relação à produção e ao destino dos resíduos sólidos urbanos em cinco cidades brasileiras. Natal é uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário