segunda-feira, 28 de março de 2011

Walfredo Gurgel atua na prevenção do câncer ginecológico

O Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (Nast) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), realiza na próxima quarta-feira (30), uma manhã de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Serão quatro palestras, todas com o foco na importância da prevenção do câncer ginecológico e saúde da mulher. As exposições acontecerão no auditório, das 8h às 11h.
Na programação, estão previstas as palestras: “Prevenção do Câncer Ginecológico”, pela ginecologista do Nast, Marilda Macario; “Harmonizando o Corpo e o Espírito”, que será exposta pela médica clínica, Bernadete Brandão; “A Importância do Nast” que será debatida pela enfermeira do Nast, Anioly Paiva, e “O Câncer e Seus Fatores de Risco”, que será ministrada pela enfermeira do Setor do Programa Estadual de Controle do Câncer do Colo de Útero e Mama, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Severina Pereira de Oliveira.
No Walfredo Gurgel, mensalmente, 30 mulheres procuram o Nast para se precaver contra a doença. Número esse, ainda, pequeno segundo a enfermeira do Núcleo: “a meta maior da manhã de atividades é fazer com que as servidoras se conscientizem mais e procurem mais fazer seu preventivo”. Levando-se em consideração que, do total de 1.864 servidores ativos, o Walfredo tem 1.276 mulheres, o número de notificações mensais é realmente bem baixo.
Ainda segundo Macario, não há registro de casos de câncer de colo de útero entre as servidoras do hospital. Há, porém, diversas ocorrências de lesões pré-malignas. “Essas lesões são alterações celulares superficiais que se não forem devidamente tratadas, podem evoluir para um quadro cancerígeno”.
Com mais de 10 anos atuando junto ao trabalhador do Walfredo Gurgel, o Nast hoje é referência para o tratamento e realização de exames, para seus funcionários. Por essa razão, Marilda diz que ainda se surpreende quando alguma funcionária lhe diz que não sabia que o hospital disponibilizava o exame preventivo. “Temos de divulgar mais o Nast. Hoje só tem câncer de colo de útero quem não se cuida”, afirma.
Após as palestras, haverá sorteio de brindes e um lanche para os presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário