segunda-feira, 28 de março de 2011

Curso de cuidador de idoso inicia suas atividades

O Programa de Internação Domiciliar (PID) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia, na próxima quarta-feira (30), o primeiro curso do ano de 2011 de Noções Básicas para o Cuidador de Idoso e Portadores de Necessidades Especiais, no auditório do Hospital Giselda Trigueiro.
O curso tem duração de cinco dias, com carga horária de 24 horas. A formação acontece nas áreas de Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Fonoaudiologia. Cuidados de higiene, orientações sobre posicionamento e postura do paciente, preparo dos alimentos e uso correto de medicamentos estão entre os temas.
O objetivo é capacitar os cuidadores e interessados para trabalhar como acompanhantes de pessoas idosas e portadores de necessidades especiais. No terceiro dia do curso acontece a aula prática de Tecnologia Assistiva, que ensina a adaptar os utensílios domésticos e pessoais para pacientes com restrição de movimentos.
As inscrições para este primeiro semestre já estão encerradas, pois a turma alcançou o número de vagas disponíveis, que é de 70 pessoas. Em agosto novas turmas serão abertas.
O PID foi implantado, desde 2006, no Hospital Giselda Trigueiro e busca melhorar a qualidade de vida de pacientes idosos e com necessidades especiais. Estes pacientes recebem a alta hospitalar e continuam com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, além do apoio dos cuidadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário