sexta-feira, 25 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Prefeitura do Assú e parceiros criam “Expedição Piranhas - Açu, da nascente ao delta”.
A iniciativa é para comemorar o Dia Mundial da Água 
A Prefeitura do Assú, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e diversos parceiros criaram o projeto “Expedição Piranhas – Açú, da nascente ao delta”, com o objetivo de comemorar o Dia Mundial da Água, que ocorreu nesta terça-feira, 22, e alertar para a necessidade de conservação desse importante aqüífero de superfície.

“A idéia está apenas no anteprojeto, mas fizemos nesta quarta-feira, 23, ao meio dia, o lançamento no programa “Caderno de Ocorrências”, da Rádio Princesa do Vale, apresentado pelo jornalista Jarbas Rocha”, informou o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Assú, Reci de Oliveira.
“Os idealizadores da Expedição Piranhas – Açu, da nascente ao delta” são: prefeito do Assú, Ivan Júnior, radialista Dinarte Vieira da Nóbrega (Dida Bola), professor Carlos Antônio Tavares de Sá Leitão, geólogo Eugênio Fonseca Pimentel, técnica ambiental Francisca Oliveira, engenheiro agrônomo e ambiental Daniel Romano, fotógrafo Jean Lopes e o agrônomo e secretario de meio ambiente Reci de Oliveira.

Objetivo

A expedição científica ao longo do rio Piranhas - Açu tem como objetivo principal avaliar e registrar os impactos físicos, químicos e biológicos sofridos pelo rio por meio da ação do homem, assim como avaliar os impactos do rio nas vidas das pessoas que vivem ao longo de suas margens.

Pretende registrar toda através das lentes de um fotografo e de um cinegrafista profissional e registrar todos os detalhes por meio da redação de um historiadores, jornalistas e contadores de historias. Também pretende coletar material para análises ao longo do rio. Tais como água, solo,
Plantas, animais.

“Nesta segunda etapa, após o lançamento do projeto, estamos buscando mais parceiros para a confecção do projeto final, assim como para ajudar com a materialização da nossa expedição. Pretendemos bater nas portas das universidades, órgãos estaduais e federais relacionados com o meio ambiente, institutos de educação, assim como empresas que costumeiramente fomentam os projetos de cunho ambiental”, informou o secretário de Meio Ambiente, Reci de Oliveira.

Última etapa

O projeto pretende publicar o resultado da expedição em revistas científicas, fazer um livro contando a experiência e publicar as filmagens em vídeo, esperando que o resultado da expedição – diante da documentação resultante - possibilite ao poder público e a sociedade civil fazer uma releitura da sua relação com o manancial. E que hajam ações que venham a minimizar os impactos negativos sobre o Rio Piranhas - Açu e assim garantir uma relação sustentável com o aqüífero, possibilitando que gerações futuras possam dispor de um rio de qualidade.

“O prefeito do Assú, Ivan Júnior, que tem uma preocupação diuturna com o meio ambiente é um dos principais incentivadores do projeto”, concluiu Reci de Oliveira.

Dia Mundial da Água        

No dia 22 de março de 1992 a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas. Um dia destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural, considerando que apenas 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável

E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. O Dia Mundial da Água tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema. (LS).

Com informações de Reci de Oliveira.

ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário