sexta-feira, 25 de março de 2011

O negócio é falar difícil

Paulo Correia
Jornalista
paulo.correia@r7.com

No último dia 10 de março, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, promoveu mais uma grande reunião com a imprensa para divulgar os nomes dos novos secretários que assumirão agora em 2011 e que terão a difícil tarefa de colocar ordem na casa. Na coletiva com os jornalistas, Micarla anunciou também a nova forma para administrar a cidade, e é nesse ponto que embaralha tudo. É um tal de Núcleo para cá, Gabinete de Gestão Estratégica para lá. Sei não, mas isso tá me cheirando a querer falar difícil e agir bem pouco.
Mas vamos ao plano da prefeita. A idéia é a seguinte: o mo¬de¬lo, a que se re¬fe¬re Mi¬car¬la, parte da cria¬ção do Ga¬bi¬ne¬te de Ges¬tão Es¬tra¬té¬gi¬ca. Uma es¬pé¬cie de ár¬vo¬re ad¬mi¬nis¬tra¬ti¬va que será di¬vi¬di¬da em seis nú¬cleos es¬tra¬té¬gi¬cos, que serão res¬pon¬sá¬veis pelos tra¬ba¬lhos em con¬jun¬to das se¬cre¬ta¬rias. São eles: Pre¬fei¬tu¬ra; Po¬lí¬ti¬cas Prio¬ri¬tá¬rias; Copa 2014; De¬sen¬vol¬vi¬men¬to So¬cial; Or¬de¬na¬men¬to Ur¬ba¬no; e Ges¬tão e Fi¬nan¬ças. De acordo com Micarla, tudo isso é para organizar as secretarias e gerir com mais rapidez e eficiência a cidade.
Mas isso já não foi testado no começo de sua administração, em 2009? Acredito que naquela época a Prefeitura fez uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas e tentou implantar um modelo para gerir as secretarias da melhor forma. Também lembro que a prefeita fez uma coletiva muito parecida com essa última e cobrou agilidade dos seus assessores. O resultado está ai para todos verem.
Micarla é boa com as palavras. Alguns dos seus secretários são melhores ainda. Um verdadeiro batalhão de midiáticos que possuem a retórica perfeita. Uma turma que sabe muito bem utilizar o linguajar difícil e que adora criar nomes e siglas para caminhar para lugar nenhum. Isso serve muito bem para encher linguiça, mas não serve para os problemas reais de uma cidade do porte de Natal.
Para esse jornalista de canto de página, esses núcleos não servem é para nada. Uma pena que a cidade ainda terá que aguentar essas baboseiras até 31 de dezembro de 2012.           
Mas, vamos em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário