quinta-feira, 3 de abril de 2014

Carta aberta Ao povo do Rio Grande do Norte

"Estamos sendo surpreendidos por 
parte deste Governo por uma série 
de ações que colocam o Aeroclube 
do Rio Grande do Norte em sinal 
de alerta. 
Inicialmente colocaram o Clube no fundo garantidor da Copa, mesmo estando tramitando na justiça discussão a respeito da validade de decisão de escriturar o imóvel em nome do Estado e se a doação que foi feita em 1928 e oficializada através de Lei em 1954, se encontra ainda em vigor. Não vamos aqui nem discutir se Copa do mundo se é prioridade para um estado falido e qual será o verdadeiro legado da Copa.

Queremos contar a História... Fundado em 1928 através de doação de terreno que tinha como objetivo colocar Natal na vanguarda da aviação mundial, Juvenal Lamartine, Fernando Pedroza, Luís da Câmara Cascudo e centenas de associados inauguraram este grandioso Clube em festiva solenidade no dia 29 de dezembro de 1928. Daí surge a primeira escola de aviação civil do Brasil que contava com Aviões, Hangar, Pista de pouso e Instrutor próprio. A primeira turma se forma em 1930 e desde então não paramos de formar pilotos. Em seguida, foram incorporados cursos de Comissários de vôo e Mecânico de aviação. A importância que Natal ganhou no cenário mundial, segundo os historiadores, fez Natal abrigar na década de 40 a base aérea americana(Parnamirim), que seria conhecido como o trampolim da vitória. Esta base encurtou em muito a distância até a África e Europa, dois continentes estratégicos já que o conflito ganhava dimensões mundiais. Várias análises apontam a importância de Natal para a vitória mais rápida das forças aliadas, evitando assim que mais vidas humanas fossem perdidas. Também é indiscutível que a nossa cidade ganhou um grande impulso econômico, social e cultural com a vinda dos americanos, História toda contada na I AEROEXPO 2013, na sede do Clube com o apoio da Fundação RAMPA.

O sofrimento que este clube com 86 anos de idade tem passado já vem de longa data e assim relatamos: O Golpe de 1931, que depôs o então Governador do estado e o primeiro Presidente do Aeroclube Juvenal Lamartine.

O Golpe de 1964 e a Lei criada por Costa e Silva em 1967 que sinalizava pela extinção de todos os Aeroclubes no Brasil, imaginando a atividade subversiva que poderia ser desenvolvida por estes clubes. Isto levou a Aeronáutica a encampar O Aeroclube, ficando os coronéis da Aeronáutica à frente do Clube e fazendo com que os sócios em momento de grande desespero tomassem algumas decisões que colocariam em risco a soberania deste Clube.

Em 1990 quando o Tribunal Regional Federal(TRF), mandou escriturar a área do Aeroclube do RN em nome do estado, mesmo sem ter um título executivo, motivo pelo qual o clube recorre e pede a nulidade da referida decisão.

No século XXI, com a vinda da Copa para o Brasil e Natal tentando ser escolhida, cria-se um ¨fundo garantidor da Copa¨ e para a surpresa de todos, colocaram o Clube neste fundo, mesmo tendo uma discussão bem fundamentada a respeito da legalidade de decisão proferida pelo TRF.

Ação de reintegração de posse, com pedido de tutela que foi deferida parcialmente a favor do estado, mesmo sendo o Aeroclube do RN, o único prejudicado, estando o estado totalmente protegido, pois nenhuma instituição privada zelou tanto por uma área, investiu na área e preservou, como nós o fizemos durante estes 86 anos de existência. O Aeroclube não oferece e nunca ofereceu risco algum ao estado.

¨Despejados¨ teremos que deixar a área em três meses. Não se preocuparam com a importância profissionalizante que esta escola e clube desenvolvem há anos. O trabalho esportivo, cultural e social que é desenvolvido por esta respeitosa agremiação. O número de alunos de várias modalidades esportivas e níveis sociais que participam rotineiramente da vida do clube. O trabalho de recuperação social e de oportunidades que fazemos diariamente no Clube. Infelizmente só se preocuparam em contar uma história apenas pela metade, ou pelo seu próprio interesse, pois o que importa é o troféu que está na disputa: ¨A rica área do Aeroclube do RN¨. Continuaremos com a nossa peregrinação em busca do reconhecimento da importância do que fazemos há anos e do pleno restabelecimento da verdade.

Apesar da disputa judicial com o estado, abrigamos em nossas dependências os JERN’s, JERNINHO’s, Jogos Paradesporivos e Para-escolares, Torneios nacionais e internacionais de Tênis e Beach Tennis, Campeonatos de natação, nado sincronizado, pólo aquático, Hipismo, Xadrez( 16 torneios em 16 meses), Tênis de mesa e Futebol. Desenvolvemos um trabalho social junto a comunidades carentes do Bairro do Bom Pastor e Mãe Luiza. O Projeto ¨Semeando o Futuro¨ desenvolvido em parceria com a UNIMED e a ONG Atitude e Cooperação, já nos oferece grandes frutos. A única contra-partida que o Clube solicita às Federações é um número de vagas livre de ônus, para que jovens carentes pratiquem as modalidades custeadas por nós.  Abrigamos em nossas dependências as Federações de Tênis, Natação e Xadrez.

Convidamos a Federação de Vôlei para se instalar conosco. Todas as competições que o Estado realizou em nossas dependências realizamos, sem custo algum, pois a nossa vocação além da aviação é a prática do Esporte e investimento na criança, tirando-as do risco dos vícios e da marginalidade. O estado nunca colocou Um Real se quer neste clube, salvo o impulso iniciado por Juvenal Lamartine. Somos o guardião de uma área que está no coração de Natal.

Eu, Fabio Macedo, e todos que fazem o Aeroclube do RN e participam dos nossos projetos estou a disposição para mais detalhes e esclarecimentos: 84.9649-5444

FÁBIO MACEDO
PRESIDENTE DO AEROCLUBE DO RN
MÉDICO, PROFESSOR, CIRURGIÃO, AVIADOR E DESPORTISTA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário