quinta-feira, 10 de abril de 2014

Deputados seguem em missão oficial para a China

Com o intuito de estreitar a cooperação parlamentar entre Brasil e China, um grupo de deputados desembarca em Beijing, capital chinesa, na próxima segunda-feira (14). A visita ocorre em resposta ao convite do presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhang Dejiang.


Integrante da comitiva, o vice-líder do bloco das oposições, deputado Felipe Maia (DEM), destacou que as relações comerciais entre os dois países têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Em 2013, a China assumiu o papel de principal comprador e vendedor de produtos para o Brasil. O intercâmbio comercial bilateral chegou a US$ 83,3 bilhões. “A China se tornou uma das economias de mais rápido crescimento no mundo e hoje é uma potência no comércio global. Esse encontro servirá para trocarmos opiniões e sugestões, podendo gerar bons resultados para os dois países”, disse o deputado.

Brasil e China fazem parte do grupo chamado BRICS, que reúne ainda Rússia, Índia e África do Sul. Chamados economias emergentes, esses países ganham destaque no mercado mundial. No entanto, de acordo com o deputado, enquanto o Brasil apresentou crescimento econômico de 2,3% em 2013, a economia chinesa cresceu 7,7% no mesmo período. “O Brasil vem apresentando o pior crescimento entre as economias emergentes. Para mudar essa realidade é preciso que sejam feitas mudanças no modelo de desenvolvimento brasileiro. E o investimento é o que vai fazer a economia crescer”, alertou Felipe Maia.

Também integram a comitiva o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB); o ex-presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS); o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP); o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ); o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), e o presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, deputado Osmar Junior (PCdoB-PI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário