sábado, 5 de abril de 2014

O Visionário

Augusto Coelho Leal
Engenheiro

“Visionário é aquele que possui a rara habilidade de aliar a visão à competência. Ele não enxerga apenas o presente: enxerga também o futuro. É capaz de prever tendências e de antecipar mudanças, em vez de ser simplesmente atropelado por elas Um profissional assim é extremamente valioso para qualquer negócio. Tanto que as empresas à frente de seu tempo já têm até um nome para ele: CVO - chief visionary officer.”
Tive a honra e o prazer de trabalhar com um visionário. Homem simples, educado, alegre, bom pai de família. Sertanejo no bom sentido da palavra, um homem tranqüilo e trabalhador, acordava cedo, chegava às vezes no expediente pela manhã muitas e muitas vezes primeiro do que qualquer outro funcionário que não fosse o vigia, seu nome, Vauban Bezerra de Faria. Foi prefeito da cidade de Natal no período de 1975 a 1979. Um homem que trabalhou muito por Natal, mas são poucas as pessoas que reconhecem isto.
Vejo hoje se falar muito nas obras de drenagem e pavimentação  do prolongamento da Av. Prudente de Morais. Pois bem, na administração Vauban Bezerra ele deixou projetos de viabilidade e construção do prolongamento da Prudente, previu e deixou projetos para alargamento das Avenidas Hermes da Fonseca e da própria Prudente, que juntamente com as Ruas Jaguararí e Olinto Meira iam ate o município de Parnamirim, na época chamado de Eduardo Gomes. Essas ruas funcionavam duas a duas com sentido único do trânsito, ou seja, mão única e com o fluxo de veículos contrários para as ruas paralelas, As Avenidas Bernardo Vieira e Antonio Basílio funcionavam da mesma maneira. Neste mesmo projeto previa o alargamento da Rua Mário Negócio e Felizardo Moura e muito outros projetos.
Vauban teve a coragem de fazer uma equipe quase de jovem. Na Secretaria de Planejamento (época) o economista Antonio Ferreira de Melo que com sua equipe fez um excelente trabalho. A Superintendência de Obras, Sumov (época) comandada pelo jovem e competente engenheiro Clóvis Veloso freire tinha uma equipe de engenheiros jovens e competentes da qual me orgulho de ter feito parte, juntamente com os engenheiros Jovelino Marques Campos, Janilson Carvalho, Maurício Coelho Maia, Hiran Paiva, esses na direção daquele órgão, e outros colegas auxiliares que não recordo de memória seus nomes.
Vauban teve a coragem de indenizar dezenas de imóveis para poder executar suas obras. Criou uma comissão de avaliação e indenização de imóveis, que com um bom trabalho fez tudo sem desagradar uma só pessoa, todos receberam os valores justos dos seus imóveis e as obras foram realizadas.
A importância da administração Vauban foi tão grande para o desenvolvimento de Natal, os prefeitos que lhe sucederam (José Agripino Maia e Marcos Cesar Formiga) que também fizeram um bom governo, aproveitaram parte dos seus projetos.
  Não citando  as pequenas, entre as obras de Vauban Bezerra podemos destacar:
Primeiro Plano Diretor de Drenagem de Natal e Projeto executivo Aqua-Plan, do Recife que foi acompanhado de perto pela equipe técnica da Sumov
Projeto e execução da pavimentação e drenagem da Avenida Prudente de Morais no trecho entre a Rua Apodi e a Avenida da Integração. Projetos elaborados pela empresa Humberto Santana Engenheiros Consultores Ltda, e execução da empresa EIT – Empresa Industrial Técnica.
Projeto e execução da Avenida de Contorno, ligando os bairros da Ribeira e Alecrim sem passar pelo centro da cidade. Vale salientar que na época a Ribeira era importante bairro comercial
Projeto e execução da Avenida Beira Canal e do Viaduto do Baldo que a exemplo da Avenida de Contorno objetivava também desafogar o trânsito do Centro da Cidade, ligando a Ribeira com a Avenida Prudente de Morais, e dai direto com as zonas oeste e sul da nossa cidade. Nesta época já se projetava melhorias para o Porto de Natal.
Projeto e execução do alargamento da Avenida Getulio Vargas e duplicação da Ladeira do Sol, com a contenção das Encostas da Getulio Vargas, sendo esta a primeira obra de contenção em concreto atirantado executada em Natal.
Olhem o volume de obras e a magnitude dessas obras.  Isto há trinta e oito anos Era realmente uma equipe jovem, idealista e competente, com um detalhe, nenhum de nós foi indicado por político qualquer, à escolha foi dele. Ele nos tratava como filhos e nós tínhamos o maior respeito aos seus ensinamentos de vida.
Hoje vejo o serviço publico esfacelado, com pessoas sem a menor capacidade exercendo cargos de chefia. A competência é ser amigo de político, que na sua maioria são uns irresponsáveis e poucos estão ligando para o bem comum.
Natal deve e deve muito a memória de Vauban Bezerra de Faria. Mas infelizmente até a maioria de nós engenheiros, já esqueceu quem ele foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário