segunda-feira, 26 de maio de 2014

VIII Mostra do Filme Cult: evento deste ano traz filmes de diferentes gêneros e presta homenagem a Moacy Cirne

A edição deste ano da clássica mostra do filme cult, promovida pelo Cineclube Natal, já tem data e local marcados: de 29 de maio (quinta-feira) a 02 de junho (segunda-feira), no TCP (Teatro de Cultura Popular).


Em sua oitava edição, a Mostra do Filme Cult promove exibições de cinco filmes que passaram ao largo do circuito brasileiro - quando muito, exibidos com atraso ou em sessões restritas.A seleção deste ano está eclética, passeando por vários estilos cinematográficos, mas sem perder a qualidade exótica damostra. Os títulos vão desde o drama intimista (Glen ou Glenda), passando por um clássico do cinema noir (A Beira do Abismo), e culminando no inusitado filme de horror The Pig Fucking Movie, que encerra a mostra.

Trata-se de mais uma oportunidade indispensável para os admiradores de um tipo de cinematografia que raras vezes pode chegar ao espectador em espaço reservado aos gêneros propostos – nesse caso, o auditório do Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (anexo da Fundação José Augusto).

Além da comemoração do aniversário de nove anos da instituição, o Cineclube Natal também prestará homenagem ao cinéfilo e pesquisador Moacy Cirne, falecido no início deste ano.

As exibições começam sempre às 18h30, e são seguidas por debates entre os integrantes do Cineclube e o público da mostra. A taxa de manutenção cobrada por sessão custa R$ 3.

PROGRAMAÇÃO

29 de maio:
Glen ou Glenda (GlenorGlenda), Ed Wood, 1953, EUA, drama, 68 minutos.
Sinopse: O que leva um homem a se vestir de mulher? Ed Wood tenta responder a essa questão fazendo um filme B quase autobiográfico.

30 de maio:
A Beira do Abismo (The Big Sleep), Howard Hawks, 1946, EUA, noir e mistério, 114 min.
Sinopse: Clássico filme noir com o detetive Philip Marlowe na pele de Humphrey Bogart, numa história de Raymond Chandler.Criação de personagens como só Hawks consegui fazer numa atmosfera sombria típica do gênero noir.

31 de maio:
Madre Joana dos Anjos (Matka Joanna odaniolów), JerzyKawalerowicz, Polônia, 1961, drama, horror e mistério, 110 min.
Sinopse: Um padre é mandado a uma pequena paróquia no interior da Polônia que se acreditava estava sob possessão demoníaca e tem que enfrentar as suas próprias tentações.

01 de junho:
A Marca do Assassino (BrandedtoKill), Seijun Suzuki, 1967, Japão, drama e ação, 98 minutos.
 Sinopse: É a história de Hanada, matador da Yakuza, que se torna alva da mesma Yakuza. Poética paródia dos filmes de gangsteres japoneses, inovador em seus enquadramentos, em sua fotografia e na sua montagem fragmentada. Os filmes de Suzuki influenciaram diretamente o cinema de vários diretores atuais, como Tarantino, Kar-Wai, Jarmusch e Kitano.

02 de junho:
The PigFuckingMovie (Vase de Noces), Thierry Zéno, Bélgica, 1975, horror e romance, 80 min.
Sinopse: Fazendeiro se apaixona pela porca que criava e tem porquinhos mutantes. Quando os filhotes preferem a mãe, ele enlouquece.

SERVIÇO
VIII Mostra do Filme Cult, organizada pelo Cineclube Natal
Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (anexo da Fundação José Augusto, localizado à rua Jundiaí)
Horário: De 29/05 a 02/06, com sessões iniciando às 18h30
Valor: R$ 4 (manutenção da mostra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário