sexta-feira, 30 de maio de 2014

Transplante de medula óssea é tema de oficina para servidores do Hemonorte


Nesta quinta-feira (29) o Hemocentro do RN realizou, às 19h, no auditório da unidade, uma oficina de atualização em transplante de medula óssea (TMO). A atividade, organizada pelo Serviço Social do Hemonorte, teve palestra da enfermeira da Central de Transplante do Natal Hospital Center, Elka Falcão de Moura e tem por objetivo atualizar e desenvolver novos conhecimentos referentes a TMO.

Segundo a chefe do Serviço Social do Hemonorte, Miriam Mafra, é importante a educação continuada dos profissionais envolvidos com o cadastro e transplantes de medula óssea. “Todos precisam conhecer como a rede de transplante funciona e como o RN está organizado para responder as necessidades do aumento do número de cadastros, tendo como base a qualidade. O Hemonorte já iniciou um trabalho educativo para sensibilização e doação de medula óssea junto às comunidades quilombolas, onde a miscigenação racial é menor”.
Responsável pelo cadastro de doadores de medula no RN, o Hemonorte realizou de janeiro a abril deste ano, mais de 1.500 cadastros de medula óssea. O Brasil ocupa o terceiro lugar, atrás da Alemanha e Estados Unidos, contando com 3 milhões e 200 mil inscritos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea – REDOME.

Critérios para cadastramento no REDOME:
}  Ter entre 18 e 54 anos de idade;
}  Estar em bom estado geral de saúde;
}  Assinar termo de consentimento;
}  Coleta de 5 ml de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário