quarta-feira, 21 de maio de 2014

Programa de Saúde da Escola de Extremoz atende quase seis mil alunos em creches e escolas municipais

O PSE realiza avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública

O objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa do Ministério da Saúde e encampado pela Prefeitura de Extremoz, por meio de gestões do prefeito Klauss Rêgo, contribui – de acordo com informações do programa – “para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino”.


“O PSE está inserido em Extremoz desde 2013 e os profissionais que estão inseridos e integrados para atuação neste programa são enfermeiros, médicos, odontólogos, nutricionistas, educadores da atenção básica de saúde e os profissionais da educação, gestores, diretores e professores das escolas. Estão cadastradas atualmente 34 instituições consideradas prioritárias, dentre elas creches, escolas municipais e estaduais, totalizando um número de quase seis educandos, englobando creches, ensino pré-escolar, fundamental e médio”, informou a enfermeira Bruna Rabello, coordenadora do programa no município.

De acordo com a coordenadora, o Ministério da Saúde propõe dois componentes de atuação, o primeiro é voltado à saúde das crianças onde constam avaliações antropométricas, atualização do cartão de vacinas, avaliação ocular e auditiva, identificação precoce de sinais que possam agravar no futuro, com foco na promoção à saúde e prevenção de agravos. “O segundo componente diz respeito à educação em saúde, de responsabilidade da educação, podendo integrar se juntamente com a saúde, na realização de palestras e ações educativas com temas que abordem DST'S, violência, drogas, planejamento familiar dentre outros que podem englobar tanto os alunos como os professores e pais”, continuou Bruna Rabello.

NutriSus

“Este ano com um componente novo que aderimos, o NutriSus, que entrará no segundo semestre do ano e que consta de um sache de vitaminas e minerais na dieta das crianças, teremos ainda mais condições de prevenir a anemia”, concluiu a coordenadora.

O PSE é constituído por cinco componentes: avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública, promoção da saúde e ações de prevenção de doenças e de agravos à saúde (o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) integra-se a esse componente), educação continuada e capacitação dos profissionais da educação e da saúde e de jovens, monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes e monitoramento e avaliação do programa. (LS).


Foto: Divulgação

20 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário