sábado, 12 de março de 2011

Abertas inscrições para Programa Conexões de Saberes

Prosseguem até o próximo dia 17 de março, as inscrições para os estudantes da UFERSA que desejam concorrer a uma das 55 bolsas destinadas ao Programa Conexões de Saberes em andamento na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As bolsas, correspondentes a meio salário mínimo, serão destinadas aos estudantes dos diversos cursos de graduação e terão duração de sete meses, sendo divididas entre Mossoró (10), Angicos (20) e Caraúbas (25).
O Programa “Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares” é desenvolvido com o apoio do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – MEC e SECAD, respectivamente. Dentre outros objetivos, o programa tem como foco ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares e suas instituições.

As inscrições estão acontecendo na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFERSA, em Mossoró, e nas salas da administração dos Campi de Angicos e Caraúbas, nos horários de 8 às 11h e de 14 às 17h. Depois de passarem pela análise da documentação, os estudantes serão submetidos a uma entrevista. Depois disso, os aprovados serão classificados de acordo com o Índice de Rendimento Acadêmico – IRA, que será usado para qualificar os selecionados em ordem decrescente.

Para realizar a inscrição, o interessado deve preencher o formulário, declarar que não tem vínculo empregatício (ou apresentar cópia da carteira de trabalho), que tem disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa e que não possui bolsa de qualquer outro projeto (ambos os modelos estão disponíveis no anexo do edital de seleção).

Além disso, o estudante interessado deve apresentar uma foto 3x4 recente; cópia da carteira de identidade e CPF; comprovante de matrícula na UFERSA, com impressão recente; documentos comprobatórios de que estudou em escola pública no ensino médio; comprovantes de renda dos pais ou responsáveis legais; comprovante de residência, água e luz em nome do estudante ou de seus pais; e, caso seja de origem indígena, declaração da Fundação Nacional do Índio - FUNAI.

O resultado final será publicado no dia 22 de março. Os aprovados passarão por uma formação inicial em temáticas específicas do programa no dia seguinte ao resultado, na sala do Centro de Convivência da UFERSA Mossoró. Todos os selecionados iniciarão as atividades em abril e terão que cumprir uma carga horária de 20 horas semanais, que deve ser dividida entre os horários alternativos aos de aula, sendo 12 horas na semana e 8 horas no final de semana.

Quanto às diretrizes do programa no âmbito local, o Conexões de Saberes objetiva, bem como outras práticas, contribuir com a formação de universitários oriundos de comunidades de baixa renda, promovendo o acesso e a permanência efetiva desses jovens e, ainda, realizar seminários locais e regionais, palestras, cursos, painéis, oficinas e relatos de experiências, congregando estudantes, docentes da Universidade e representantes de comunidades parceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário