quinta-feira, 3 de março de 2011

Ações da Saúde são destaque em Fórum Estadual

Na manhã da última terça-feira (1º) a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniu prefeitos e secretários municipais de saúde dos 167 municípios do Rio Grande do Norte para apresentar as ações que vem sendo desenvolvidas na área da saúde.
No I Fórum Estadual de Compromissos da Saúde na Agenda da Cidadania, o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, apresentou um resumo das atividades realizadas pela Sesap nestes dois meses de gestão e garantiu que a grande prioridade é a melhoria da qualidade de vida da população.
Domício Arruda lembrou que, dentro do plano do Governo do Estado para a Saúde, está o apoio à atenção básica, principalmente na atenção integral à saúde da mulher, do homem, da criança e também às doenças emergentes, como a dengue, considerada prioridade emergencial.
Peças publicitárias da campanha estadual de combate a dengue foram apresentadas aos participantes do fórum. Tendo como mote inicial o Carnaval, as dicas de prevenção serão veiculadas na TV, rádio e Internet, através do hotsite http://www.rncontradengue.com.br/.
Na busca pela regionalização das ações de saúde, visitas técnicas estão sendo feitas continuamente em hospitais do estado para reestruturação destas unidades, com apoio técnico e financeiro. De acordo com Domício Arruda, está previsto também um incremento no número de cirurgias eletivas, principalmente nas áreas de urologia, angiologia e ortopedia.
Aos prefeitos e secretários municipais de saúde, Domício Arruda garantiu que a Sesap está de portas abertas para apoiar no que for preciso e lembrou a importância das parcerias para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “A orientação, planejamento e coordenação das ações é nosso papel. O atendimento básico deve ser feito por quem está mais próximo do cidadão e conhece sua realidade. Isso é lei, isso é SUS”, concluiu o secretário.
A governadora, Rosalba Ciarlini, falou da disposição e compromisso do governo com a saúde e apontou o sucesso da adesão dos municípios ao modelo de gestão plena, onde os recursos para a saúde são repassados diretamente para a conta do município. Oitenta e cinco cidades já assinaram o Termo de Compromisso de Gestão (TGC) e mais 32 já fizeram o pedido de inclusão.
Também estiveram presentes no evento a secretária adjunta da Saúde, Ana Tânia Sampaio, a subsecretária da Saúde, Maria das Dores Bulamarqui, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Solane Costa, o presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Benes Leocádio e o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Francisco Canindé dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário