quarta-feira, 2 de março de 2011

Bombeiros participam de reunião sobre Segurança Pública para Copa 2014

Na manhã de hoje, dia 2, os representantes dos órgãos que compõe a Secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Itep e Polícia Civil, estiveram reunidos no gabinete do secretário Aldair da Rocha, para tratar assuntos referentes às ações de segurança pública visando a Copa de 2014.
Na ocasião, o Secretário da Sesed falou da necessidade de que cada órgão venha preencher uma planilha, padronizada pela FIFA, afim de mapear todas as áreas de risco relacionadas à Copa. Esta planilha deverá conter informações importantes à segurança pública, tais como: Realidade de atuação de cada órgão nos dias atuais, principais necessidades e vulnerabilidades de cada órgão, possíveis riscos de cada área relacionada à Copa e suas consequências, além das ações importantes a serem realizadas nas áreas de fronteiras, zonas turísticas, regiões hoteleiras, áreas de treinamentos, de traslados de autoridades, equipes esportivas e patrocinadores, aeroportos, portos e vias de acesso e nos locais de eventos que ocorrerão em paralelo aos jogos, dentre outros itens.
De acordo com o Secretário, Aldair da Rocha, este formulário deverá apontar uma radiografia da atual situação estrutural dos órgãos da segurança pública referente às suas atuações em um evento internacional como a Copa.
O Corpo de Bombeiros, através do Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, aproveitou a ocasião para apresentar a minuta dos seus onze principais projetos que, se executados como o planejado pela instituição, tornará o Estado do RN uma referência nas ações de Bombeiros no país.
Entre os projetos definidos como prioridade pelo CBMRN está o de construção e aparelhamento de um novo Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento, que será responsável pela formação, capacitação e qualificação, dos bombeiros para a Copa de 2014.
A proposta da nova escola de Bombeiros do Rio Grande do Norte, contará com uma estrutura para formar 1.400 (mil e quatrocentos) militares simultaneamente. Com o intuito de desenvolver ao máximo as valências profissionais na área bombeiro militar, foi projetado um complexo para treinamento de educação física, um centro de treinamento operacional, um quartel escola, um pavilhão do comando, um conjunto de alojamentos e um refeitório.
O projeto orçado em R$ 35.420.000,00 foi apresentado pelo Comandante Geral ao Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha. Para a execução da obra será necessário a aquisição do terreno que será pleiteado junto aos municípios da região metropolitana do Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário