Caros amigos,
O 1º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear, acontecerá de 21 até 28 de maio no Rio de Janeiro e em São Paulo, no mês de Junho 2011. No Nordeste, será realizado no mês de agosto de 2011.
Riscos da Radioatividade
O Festival pretende informar a sociedade e estimular produções independentes audiovisuais sobre energia nuclear e todo o ciclo nuclear, os riscos da radioatividade e especialmente sobre exploração, mineração e o processamento de Urânio. Toda sociedade, tem o direito de escolha. Mas para decidir, é necessário informação. Acreditamos que informação independente é essencial para a cidadania global.
No Nordeste
A Ong Baobá, será a promotora oficial das exibições nas cidades do Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza.
Santa Tereza
O 1º Festival Urânio em Movi(e)mento acontecerá na Cidade do Rio de Janeiro, no famoso Bairro de Santa Teresa, no Centro Cultural Parque das Ruínas e no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo.
Centro de São Paulo
Na Cidade de São Paulo, o Festival acontecerá nos dias 02 a 09 de junho de 2011, no Centro Cultural Matilha.
Os primeiros 10 filmes internacionais selecionados
Uranium Road da África do Sul do diretor Theo Antonio sobre a indústria nuclear da África do Sul;
The Return of Navajo Boy dos EUA com o diretor Jeff Spitz sobre a mineração de urânio no território do povo indigena navajo;
Fight for Country da Austrália do diretor Pip Starr sobre a luta dos aborígenes e ambientalistas contra uma grande mineração de Urânio no norte de Austrália;
Uranio 238: La Bomba Sucia del Pentágono de Costa Rica do diretor Pablo Ortega sobre a munição radioativa que os Estados Unidos estão usando nas guerras na ex Iuguslávia e Iraque;
Yellow Cake. Die Luege von der sauberen Energie da Alemanha do diretor Joachim Tschirner que desmascara a grande mentira da indústria nuclear de ser uma “energia limpa”.
Uranium do diretor canadense Magnus Isacsson sobre a poluição radioativa feita pelas minas de urânio no Canadá.
Project of Decay de Suécia do diretora Klara Sager sobre o povo indígena samen do norte da Suécia que sofre até hoje por causa do desastre nuclear de Chernobyl em 1986, embora viverem 5 mil quilometros longe da Ucrânia;
Into Eternity do diretor dinamarquês Michael Madsen sobre a questão do lixo altamente radioativo das usinas nucleares;
Hiroshima – a Film of Human Survival da EUA/Japão do diretor David Rothauser sobre os sobreviventes da primeira bomba atômica dos Estados Unidos jogada na cidade japonesa de Hiroshima no final da 2ª Guerra Mundial:
Uranium um filme dos EUA sobre os efeitos graves da mineração de urânio na área indígena dos Navajo em Nuevo Mexico e Arizona da diretora Sarah Del Seronde.
Endereço oficial do Festival
Urânio em Movi(e)mento
Rua Monte Alegre nº 356 -301
Rio de Janeiro-RJ- Brasil - CEP-20240-190
Diretor Geral: Norbert G. Suchanek
Diretora do Festival: Márcia Gomes de Oliveira
Tel:(55)-21-25076704
E-mail: info@uraniumfilmfestival.org
http://www.uraniumfilmfestival.org/
Centro Cultural Parque das Ruínas
O Centro Cultural Parque das Ruínas está no alto do Morro de Santa Teresa, numa das vistas mais impressionantes do Rio de Janeiro. O casarão foi erguido entre 1898 e 1902, e pertenceu à Laurinda Santos Lobo, conhecida como a “marechal da elegância”, Laurinda reunia intelectuais e artistas nas magníficas dependências do palacete. Na época áurea, entre os anos de 1920 e 1946, o lugar era cenário de festas e eventos culturais concorridos.
Em 1993, começou a ser restaurado pela Prefeitura, até ser inaugurado em 1997 sob o nome de Parque das Ruínas. Este Centro Cultural é um projeto premiado do arquiteto Ernani Freire, que manteve a estrutura das ruínas agregando contemporaneidade à casa.
Hoje o Centro Cultural Parque das Ruínas tem uma intensa freqüência de público e atrai cariocas de todos os bairros da cidade e turistas de todo o mundo.
"Elemento 55"
O que era um simples trabalho da disciplina de Química levou um grupo de alunos de São Gonçalo a participar de um festival internacional de cinema. O curta-metragem “Elemento 55”, produzido por estudantes do 2º ano do Ensino Médio, da unidade São Gonçalo do Colégio Santa Mônica (CSM), em 2008, será um dos destaques do Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear.
A idéia foi do professor de Química André Ramos, que atendia a proposta do Projeto Interdisciplinar promovido pelo colégio em 2008, cujo tema era Meio Ambiente. Leia a reportagem completa no endereço
http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cultura-e-lazer/plantao/estudantes-de-sao-goncalo-vao-participar-de-festival-internacional
Ciclista na Cidade
Fico muito feliz pela noticia que meu amigo Eugênio Medeiros e o novo ciclista da cidade.
Alguns e-mails recebidos
Estimado Haroldo. Nós que fazemos parte da APHOTO - Associação Potiguar de Fotografia, nos sentimos felizes em poder está presente nessa ação ecológica da Ong Baobá. Parabéns pela idéia nesse abraço ao Cajueiro de Pirangi. Pelo motivo de saúde na família como você sabe, não foi possível minha presença.
Diretor de Arquivo Ivanês Lopes.
..........................................
Grande Haroldo: Fiquei muito feliz com o sucesso do evento. Infelizmente não foi possível o meu comparecimento juntamente com minha família.
Parabéns e até a próxima.
Benilton de Lima Souza
................
Caro Haroldo, Escrevo para o parabenizar pelo magnífico trabalho hoje em Pirangi. Admiro a sua habilidade em planejar e executar esses grandes eventos com entusiasmo, eficiência e, sobretudo, bom humor. Valeu!!!
Peço desculpas por ter saído um pouco antes do final do sorteio. Eu estava começando a sentir dificuldade em me movimentar e precisava dar um cochilo.
O “Chico Blue” sugeriu uma data nos meados de março para nos encontrarmos, com o intuito de elaborar a nossa proposta para o governo. O que acha? O dia 15 é bom para você?
Por acaso tem os números de telefone da Jáia (do movimento Hare Krishna) e da sua amiga Eugênia (que dançou )?
Abraço forte,
David Hasset
.............................
Prezado Haroldo, Bom dia! Parabenizamos a todos e todas pelo Abraço ao Cajueiro. Lamentavelmente, por motivo de doença em família, não pudemos estar presentes. Perceval Carvalho
..................................................
Olá Haroldo, bela iniciativa, parabéns.
Que Deus abençoe a todos que participarem do evento.
Vou fazer o possível para ir.
Um abração.
Maria da Paz
.......................
Haroldo, Tendo em vista a tragédia que houve na bicicletada de Porto Alegre, poderiamos ficar atentos e fazer algum protesto nesse contexto de violência no transito e principalmente para com ciclistas. É uma idéia a se espalhar.... Não me mobilizo agora pois irei viajar depois de amanha e só volto dia 12. Vamos espalhar a notícia dessa tragédia e abrir novas alianças.
Abraço
Marcos Lemos
....................
Parabéns, meu amigo.
Ficamos muito felizes com o que vocês estão conquistando aí em Natal. Um beijo.
Maria Harten/Recife.
................
Muito legal é uma pena que não participei...
Evando Araujo
........................
Haroldo, Infelizmente, no dia do abraço, me esqueci que tinha de dar aula... Mas aparecerei para ver as fotos na exposição. Continuo contribuindo no convencimento a alguns órgãos quanto a preservação do cajueiro. Na quarta feira passada, para um grupo de concluintes do curso de Arquitetura e Urbanismo, discorri sobre a possibilidade daquele grupo trabalhar com a requalificação urbanística de Pirangi, tornando o trânsito melhor e abrindo espaços para o cajueiro crescer em toda sua plenitude. Esse é o meu pensamento.
Abraços
Leonardo Tinôco
....................
Bom Dia Haroldo,
Muito bacana seu trabalho e divulgação. Parabéns! Atenciosamente,
Coordenação de Gestão e Organização de Eventos UNP
Michelle Câmara
..................
Cordialmente,
Haroldo Mota
(84)9927.6555/8815.2289

Nenhum comentário:
Postar um comentário