quinta-feira, 3 de março de 2011

Centro de Treinamentos da Faern/Senar recebe turmas para o “Negócio Certo Rural”

O Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu, em Parnamirim (RN), recebeu nesta quarta-feira (02), turmas de instrutores do Programa Negócio Certo Rural de vários estados que participarão do programa em 2011. Desenvolvido pelo Senar Nacional e tocado nos estados pelas suas regionais, em parceria com o Sebrae, o programa visa qualificar os produtores rurais e mostrar que as atividades econômicas ligadas ao meio rural podem prosperar e alavancar novos negócios. No Rio Grande do Norte, o programa é coordenado pelo Sistema Faern/Senar em parceria com o Sebrae.
Na abertura do evento, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, acompanhado do superintendente do Senar, Otávio Tavares, e do diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, deram os parabéns aos instrutores e pediram que eles fossem à representação das instituições junto aos produtores rurais dos seus estados. “Desejo que vocês trabalhem para esse projeto dar certo. Acredito no potencial dele e na força de nossos produtores rurais”, afirmou o presidente da Faern/Senar, José Vieira.

De acordo com o representante do Sebrae, João Hélio, o sucesso do Negócio Certo Rural vai depender não só dá vontade dos produtores rurais, mas também do bom ensinamento dos instrutores. “Vocês também são responsáveis pelo crescimento dos negócios dos produtores. Eles serão a força motriz, mas vocês serão os professores. E podem acreditar: isso é uma responsabilidade imensa, mas também muito recompensadora”, ressaltou Hélio.

Treinamento

E, é com esse pensamento de vitória do programa nas propriedades rurais que os instrutores do Senar Nacional, Vitor Rodrigues Ferreira e Paulo Roberto Viana, ministram o treinamento dos instrutores nesses dias 02, 03 e 04. Curso que fará o aprimoramento dessas pessoas e as deixará aptas para visitarem as propriedades rurais que estão cadastradas no programa.

Os instrutores receberão todas as explicações para implantação do Programa Negócio Certo Rural em seus estados e a forma correta de trabalho nas propriedades rurais visitadas.

De acordo com o assessor do Senar, Hélio Pignataro, as palestras exibirão para os instrutores toda a metodologia que será repassada por eles em campo, quando estiverem visitando as propriedades. “Os palestrantes exibirão toda a metodologia do programa e dividirão as turmas em pequenos grupos para debaterem melhor os pontos do trabalho”, explicou Pignataro.

Capacitação

Depois de promovido o trabalho de capacitação dos consultores, o programa vai a campo. As turmas dos aprendizes são formadas por produtores rurais e filhos de agricultores familiares com idade de 16 a 35 anos que cumprem as cinco etapas do programa – encontrar uma idéia de negócio, verificar sua viabilidade, formalizá-lo, organizá-lo e administrá-lo e promover o relacionamento com o mercado.

As diferentes etapas são ministradas quinzenalmente e, intercalando cada uma delas, os participantes recebem consultoria individual dos técnicos do Sebrae e Senar. Após o término do curso, os alunos que abrirem efetivamente seus negócios terão mais quatro horas de consultoria. Os que farão melhorias no negócio já existente ganharão mais duas horas. “Essa será a etapa final. E nela observaremos todos os pontos trabalhados na consultoria”, finalizou Hélio Pignataro.

Com reportagem de Paulo Correia.

ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário