Planejamento estratégico e integração entre as secretarias municipais. Essas são as novas características da gestão municipal destacadas na manhã desta quinta-feira (10) pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa, ao anunciar o reordenamento organizacional do Executivo Municipal. A reunião realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, também marcou a primeira reunião de trabalho com os novos auxiliares anunciados na última sexta-feira (4).
Além de fazer a apresentação oficial dos novos secretários, a prefeita Micarla de Sousa anunciou de cinco núcleos de gestão ligados diretamente ao Gabinete de Gestão Estratégica. Os núcleos que reúnem um grupo de secretarias com objetivos determinados são: o de Políticas Prioritárias coordenado pelo secretário Kalazans Bezerra, o da Copa 2014 coordenado pelo vice-prefeito Paulinho Freire, o de Gestão e Finanças coordenador por Carlos Von Sosten, o de Ordenamento Urbano coordenador por Sérgio Pinheiro e o de Desenvolvimento Social, coordenador por Rosy de Sousa. A readequação administrativa proposta prevê modificações no organograma de funções, com objetivo de aperfeiçoar acompanhamento e cobrança de metas nos principais projetos em andamento.
“Essa é uma nova forma de se trabalhar a gestão pública. Não é simplesmente uma reforma administrativa porque inclusive alguns nomes foram remanejados para fazer o reordenamento necessário. Tudo isso para desburocratizar, integrar a gestão e otimizar os serviços prestados para melhorar a qualidade de vida que é o que a população espera. Então quero da minha equipe o empenho e o esforço para fazer uma Natal melhor”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.
Ainda durante a apresentação do reordenamento administrativo, a chefe do executivo municipal fez um balanço, por área, dos projetos já executados em dois anos de gestão. Em cada pasta, a prefeita ainda priorizou as ações previstas para Infraestrutura, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Habitação e Trabalho e Assistência Social focadas na Copa 2014.
“O grande legado da copa para Natal vai além das obras de infraestrutura e do Arena das Dunas. Nossa maior conquista é a transformação do povo pela construção de uma nova cidadania”, ressaltou Micarla de Sousa.
Novos auxiliares
Os novos auxiliares apresentados são: José Walter Fonseca na Secretaria de Educação (SME), Francisco Vagner Gutemberg de Araújo na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm), Carlos Von Sosten na Secretaria de Gestão Estratégica e Ouvidoria (Segeo), Sergio Pinheiro na Secretaria de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig), Rivaldo Fernandes na Secretaria Executiva do Gabinete Civil, João Bosco Afonso na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Cláudio Henrique Pessoa Porpino na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Dâmocles Pantaleão Lopes Trinta na Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infra-Estrutura (Semopi), Ana Elizabete Thé Bonifácio Freire na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Paulo Roberto Menezes Junior na Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), Luiz Almir na Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Rosy de Sousa na Secretaria da Mulher (Semul), Carlos Antônio Paiva na Secretaria de Municipal de Defesa Social (Semdes), Roberto Lima na Fundação de Cultura Capitania das Artes (Funcarte), José Vanildo na Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer (Sejel), Rodrigo Sintra na Secretaria da Copa do Mundo da FIFA 2014 (Secopa), e Silvio Eugênio no Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal (NatalPrev).
Os novos secretários anunciados comentaram sobre o convite da prefeita Micarla de Sousa. “Para mim foi um grande prazer ter recebido o convite da prefeita e vir morar em Natal. A partir de agora temos que continuar cumprindo as exigências da FIFA para que Natal. Sei que as dificuldades enfrentadas são as mesmas das outras cidades-sedes e vamos trabalhar para cumprir todos os prazos”, disse o secretário da Secopa, Rodrigo Sintra.
“Neste primeiro momento vamos trabalhar com os projetos que já existem e colocá-los para funcionar da melhor forma possível. Vamos também abrir o diálogo com os professores para resolver o impasse com a categoria”, adiantou Walter Fonseca da SME.
“Cultura é o que se valoriza, cultiva e se transmite. Então vou retomar as parceiras com quem faz a cultura em Natal, principalmente com a integração juntos aos artistas e às Universidades”, disse Roberto Lima que assumiu a Funcarte.
Já Rosy de Sousa que assume a Secretaria da Mulher, falou sobre o desafio da nova pasta e de coordenar o núcleo de Desenvolvimento Social. “Eu já tenho a experiência de ter trabalhado mais de um ano na gestão da Semtas que vai me ajudar muito a executar as políticas da Secretaria da Mulher. Pretendo também promover uma boa integração entre as secretarias do núcleo de Desenvolvimento Social para atender as necessidades de Natal e ao pedido da prefeita”, disse Rosy de Sousa.
Foto: Augusto Ratis

Nenhum comentário:
Postar um comentário