domingo, 13 de março de 2011

Receitas de Mércia Carvalho

A “entojada”

Durante o carnaval, depois de descobrir o porquê que o sapo não lava o pé - o bichinho no lugar de ficar coxeando com a sua sapinha e lavando o pezinho na beira da lagoa deu preferência a um mergulho suicida fugindo do barulho ensurdecedor do paredão de som que inundou o seu paraíso - descobri também o que é se sentir uma mulher “entojada”.

Você sabe o que é ser ou estar entojada?

Enquanto o nosso Calepino Potiguar, Gíria Rio-Grandense de Raimundo Nonato, diz que entojar é aborrecer, inticar e provocar, e Aurélio, nosso pai dos burros, dizer que além de aborrecer, entediar e amolar é sentir entojo. É exatamente assim que estou: Entojada!

Não, não é “entojo” de gravidez. Já passei da idade.

Segundo Zé de Tatá, o pai, um dos pescadores pioneiros da praia da Barreta, entojada é ser uma pessoa chata e enjoada. E não sou entojada. Eu estou entojada.

Entojada é estar como estou depois de cair “estatalada” de costas e não conseguir sentar, deitar, levantar, tossir... Rir, com tudo doendo. Nada tem graça se você sente dor, seja ela qual for.

Ainda bem que foi só uma queda. Nada que o tempo não cure. Coisas da idade.

E para o meu “entojo” nada como uma comidinha quentinha e saborosa para saciar a fome, amenizar a dor e me trazer de volta à normalidade.

Escondidinho de Milho Verde

Ingredientes

15 espigas de milho verde
1 ½ litro de leite
500gr de carne de sol, dessalgada, cozida e desfiada
300gr de queijo mussarela ralado grosso
3 tomates picados
4 dentes de alho amassados
2 cebolas raladas
Salsa e cebolinha picadas a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Óleo o suficiente

Modo de Fazer

Com uma faca afiada, retire os grãos das espigas.

Vá liquidificando, aos poucos, os grãos com um pouco de leite, até terminar e peneire. Em uma panela, refogue 1 cebola ralada, 2 dentes de alho amassados e acrescente o milho batido, tempere com um pouco de sal. Cozinhe, mexendo sempre, em fogo baixo até virar um mingau encorpado.

Em outra panela, coloque um fio de óleo e faça um refogado com a outra cebola ralada, 2 dentes de alho, os tomates, a salsinha, a cebolinha e a pimenta do reino a gosto, acrescente a carne de sol cozida e desfiada, verifique o sal. Refogue muito bem e reserve.

Em um refratário, levemente untado com óleo coloque metade do mingau de milho, por cima ponha a carne de sol refogada e cubra com o restante do mingau de milho. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno alto para gratinar.

Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário