segunda-feira, 14 de março de 2011

Saúde feminina tem programação especial no Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, acontece até a próxima sexta-feira (18) uma semana especial com palestras, exames e orientações voltadas para as mulheres no Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher Profª. Leide Morais. As ações fazem parte do projeto “Março Mulher”, que contará com trabalhos desenvolvidos nas áreas de saúde, educação, justiça e cultura, com o apoio de várias Secretarias de Estado.
Na manhã desta segunda-feira (14), a governadora Rosalba Ciarlini participou da abertura dessa programação em um café da manhã realizado no Centro de Saúde. O evento contou com a entrega de troféus para servidoras e também homenagem a servidoras já aposentadas, mas que ainda prestam serviços voluntários no local.

A governadora Rosalba Ciarlini, que é médica, admitiu que o trabalho com a saúde no estado é sempre um desafio, enfatizando que apesar das dificuldades é preciso continuar trabalhando. “Não é porque é complexo ou difícil que nós vamos deixar de trabalhar. A vontade é muito importante e temos aqui exemplos de servidoras aposentadas que continuam a contibuir”, destacou.

Rosalba falou sobre alguns avanços já obtidos na saúde do estado em pouco mais de dois meses de administração, como a melhoria do Hospital Regional de Assú. “O Hospital Regional de Assú estava praticamente sem funcionar, mas agora o atendimento já está normalizado. Falei com o prefeito de lá e a meta é de oferecer também uma UPA e o serviço do SAMU. Queremos melhorar a cobertura em cada hospital regional”, disse a governadora.

Ainda na ocasião, o secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, anunciou o atendimento voltado para saúde do homem no Centro de Saúde Reprodutiva. “Será um atendimento sem demanda espontânea. Aqui iremos atender os homens que venham de encaminhamento de unidades de saúde ou de prontos-socorros. A saúde reprodutiva tem que atender os dois gêneros”, destacou.

As palestras da programação especial da mulher acontecerão todos os dias às 9h30 da manhã. Na terça-feira, 15, o tema será Sexualidade; na quarta-feira, 16, Direitos da Mulher; na quinta feira, 17, Saúde da Mulher; e finalizando o ciclo de palestras, o tema da sexta-feira, 18, será Saúde do Colo de útero.

Além das palestras, haverá a realização de exames preventivos, teste de glicose, verificação de pressão arterial, teste rápido de HIV e atendimento nutricional.

NOVA DIREÇÃO
Ao sair do Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher Profª. Leide Morais, a governadora Rosalba Ciarlini fez uma visita ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde cumprimentou seu novo diretor, o médico Mozart Dias. De acordo ele, o trabalho é grande, mas a equipe do maior hospital do estado atuará em sintonia. “Eu, sozinho, jamais conseguirei tudo, mas conto com a governadora, que é médica, e também com o secretário Domício, que conhece bem a realidade do nosso hospital”, disse Mozart.

Para Rosalba Ciarlini, comemorar os 38 anos do HWG é também comemorar a história da saúde do estado. “Dei plantões aqui no Walfredo na época de estudante e aprendi grandes lições. Se perdem os números de pessoas que já se salvaram aqui e que foram bem atendidas. Muitas pessoas são gratas ao Walfredo por estarem vivas”, disse a governadora.

Segundo o secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, o Walfredo Gurgel já apresenta nesses últimos dois meses diminuição dos gargalos do atendimento. “A nossa meta é zerar as macas nos corredores, já conseguimos diminuir o tempo de espera desses pacientes de 40 para três dias no máximo, vamos melhorar ainda mais”, anunciou o secretário.

Domício Arruda anunciou também a melhoria nos hospitais regionais do interior e que o atendimento em ortopedia regularizado em Mossoró já tem surtido efeito no Walfredo Gurgel. “Neste carnaval tivermos apenas um paciente da região Oeste aqui no Walfredo, todos os outros casos de trauma já puderam ser atendidos em Mossoró, vamos agora intensificar o atendimento de cirurgias”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário