sábado, 12 de março de 2011

Walfredo Gurgel completa 38 anos

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), a maior unidade de urgência e emergência do Rio Grande do Norte, completa nesta segunda-feira(14), 38 anos de atendimento à população potiguar. Para comemorar a data, será realizada, a partir de segunda-feira até o dia 18, a I Semana Cultural do Walfredo Gurgel, com palestras, apresentações musicais e exposições de trabalhos manuais dos servidores.
Inaugurado em 14 de março de 1971 com o nome de Hospital Geral e Pronto Socorro de Natal, exatamente dois anos após iniciar suas atividades, o Walfredo Gurgel é o único hospital público da região metropolitana de Natal que conta com serviços que têm se tornado referência para toda rede pública de saúde, como o setor de queimados, ortopedia, neurologia e neurocirurgia.
Com um atendimento diário de 330 pacientes internos em leitos e cerca de 400 no Pronto Socorro Clóvis Sarinho, o hospital tem passado por várias melhorias, dentre elas o incremento no número de funcionários. Desde o último concurso da Sesap (2009), o Walfredo recebeu 392 novos servidores. Hoje, o hospital conta com mais de 2.000 funcionários (entre efetivos e terceirizados).
O Centro de Recuperação Pós-operatório (CRO) recebeu nove novos leitos de manuseio digital. O Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Tratamento (SADT) ganhou mais uma sala totalmente equipada para exames de raio-x. Para os servidores, o Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador (Nast) criou o Espaço do Servidor, um lugar dedicado à realização de cursos, palestras, aulas de yoga, dança, canto coral e o cantinho da beleza (serviços de salão de beleza). E no campo assistencial, foi realizada em 2009 a primeira videolaparoscopia, procedimento usado para cirurgias de vesícula que oferece um menor tempo de recuperação.
Com relação a equipamentos, desde junho de 2010, a Sesap adquiriu um segundo tomógrafo para o Walfredo, mais moderno e ágil, proporcionando maior precisão no diagnóstico e necessitando de menor uso de radiação. O equipamento atende a uma demanda diária de cerca de 50 tomografias. Referência no tratamento a pacientes vítimas de queimaduras, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) ganhou mais uma sala cirúrgica, dois dermátomos (equipamento usado para retirada de camadas de pele – em qualquer espessura e direção – para enxertos) e a disponibilização de um anestesista exclusivo para as cirurgias plásticas do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário