segunda-feira, 25 de abril de 2011

Boletim da ONG Baobá

Caros Amigos,


Nesta terça-feira, 26 de abril, o deputado estadual Hermano Morais estará realizando na Assembléia Legislativa uma Audiência Pública sobre “Violência x Modernidade” e dentro deste contesto cedeu espaço para a Ong Baobá, que abordará sobre o terrível acidente nuclear de Chernobyl, em 26 de abril de 1989, que está completando 25 anos. A poeira e cinzas radioativas foi brutal e violenta para milhares de família que viviam na região, onde os mais afetados foi a Ucrânia, Belarus e a Rússia espalhadas por mais de 200.000 quilômetros quadrados atingindo vários países europeus.
Convite

Convidamos a sociedade potiguar para comparecer a essa audiência pública na assembléia Legislativa, onde possamos informar, discutir e invalidar a implantação de usinas nucleares no país. Tragam suas faixas e cartazes. Serviço

Assunto: Audiência Pública: Violência x Modernidade

Sub-tema: Chernobyl 25 anos (9:00 às 9:30h)

Local: Assembléia Legislativa (Plenárinho)

Data: 26.04.2011 (terça-feira)

Horário: 9:00 às 12:30h

SOS Florestas – Manifestação Nacional

No dia 28 de abril de 2011, quinta-feira, em mais de 12 capitais do país, será organizado uma manifestação contra o substitutivo que altera o código florestal brasileiro. Vejam a programação e repliquem esta mensagem.

Cidade: Natal/RN

Local: Pça Kennedy (Av. Rio Branco esq. Rua João Pessoa)Horário: 15:00 às 18:00 horas

Organização local: Aspoan e SOS Ponta Negra

Apoio: SOS Florestas, SOS Mata Atlântica, Reação Periférica e Ong Baobá

Visite http://www.sosflorestas.com.br/

Mãos de Césio no Rio de Janeiro

É uma Exposição Fotográfica sobre o maior acidente nuclear ocorrido no Brasil, o desastre radiológico de Goiânia, conhecido como o acidente com o Césio 137. Um prédio do Instituto Goiano de Radioterapia destruído e abandonado com um aparelho de radioterapia desativado dentro, foi a causa deste “Chernobyl do Brasil”, classificado como nível 5 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares.

Um aparelho construído nos anos 1950

Para tratar câncer virou uma bomba radioativa, quando dois catadores de ferro velho, sem conhecimento do perigo, tiraram este aparelho com quase 20 gramas da substância radioativa, o Césio 137.

A Exposição

Começa no dia 1º de maio, uma homenagem aos centenas de trabalhadores civis e militares que ajudaram as primeiras vítimas e “limparam” este Chernobyl do Brasil em um ato heróico.

Mãos de Césio

Irá mostrar fotos do Acervo da Associação das Vítimas do Césio 137 de Goiânia (AVCésio), do Programa Memória Roberto Pires e do Centro de Pesquisa e Documentação do Jornal do Brasil (CPDoc JB).

O Curador

É Norbert G. Suchanek, Jornalista e Correspondente da Alemanha com experiência em assuntos do meio ambiente há mais de 20 anos. Mãos de Césio não é a sua primeira exposição importante. Em 2004, ele organizou a exposição “450 anos de São Paulo”, com o patrocínio da Prefeitura de Munique e do Museu Nacional de Antropologia (Staatliches Museum fuer Voelkerkunde), na Capital da Bavária.

Apoio da exposição Mãos de Césio

Fundação Heinrich Boell, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro e da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch.

Visite novo website

http://www.uraniumfilmfestival.org/html/exposicao.html

http://www.uraniumfilmfestival.org/html/films_2011.html

Trem Bike

Será neste sábado, dia 30 de abril, onde a Associação dos Ciclistas do RN, ACIRN, fará seu primeiro passeio de trem para o município de Ceará-Mirim, de lá conheceremos pelas trilhas de bicicletas as histórias da cidade.

Barra de Cunhau

A paradisíaca praia de Barra de Cunhaú, no município de Canguaretama, localizado a 84 Km de Natal/RN. Esse será o nosso destino dias 07 e 08 de maio de 2011, que a ACIRN promoverá com apoio dos Grupos Bike Tirol e Rapadura Biker. A hospedagem será na Pousada do Forte, no pacote um passeio de barco ecológico pelo rio de Barra de Cunhaú.

Falar com Silvio Arruda 8803.5352/9187.4800, Camboim 8803.5352 ou Benilton 9982.8905. Veja o site www.acirn.blogspot.com

Dia Nacional do Livro

Agradecemos a todos que compareceram ao lançamento do livro digital E Que Viva a Vida, da Ong Baobá que foi um sucesso, como também aos vários veículos de comunicação que fizeram a divulgação do evento. Confira as fotografias, dia 18 de abril na livraria Siciliano.

Cidadão NatalenseA homenagem que o mossoroense Tomislav Femenick recebeu pelo título de Cidadão Natalense, no último dia 19, na Câmara Municipal de Natal, foi muito justo e seu discurso foi bastante aplaudido, vejam fotos também do lançamento do seu livro Coneções e Reflexões sobre Economia em anexo.Natal e o Blues

Uma longa e rica história no encontro dos Diálogos Criativos desta quinta-feira, dia 28, às 19:30h, na livraria Siciliano. Com a apresentação do cantor Moises de Lima e da banda Mad Dogs, sobre a coordenação de Antonino Condorelli (cartaz em anexo).

Documentário “Natal encruzilhada do Mundo”

A Fundação Rampa convida para o lançamento do filme, no dia 05 de maio, quinta-feira, às 18h, na Assembléia Legislativa. O documentário conta um pouco da história da aviação relacionada ao desenvolvimento da capital potiguar ao longo do século XX.

Gastronomia

Agradecemos aos alunos do curso de gastronomia pela palestra que proferimos no último dia 15, na UnP da Roberto Freire sobre Gastronomia x Meio Ambiente.

Urban-06

Mais um veículo elétrico da empresa Evetech o URBAN-U6 foi entregue para a empresa Andrade Gutierrez no estado de São Paulo, e antes foi submetido à testes de resistência no Parque da cidade (foto em anexo).

Desflorestamento da Cidade

Mais uma vez agradecemos ao O Jornal de Hoje, reporte Márcia Gardênia e a Rede InterTV Cabugi da Rede Globo de Televisão, reporte Erika Zuza, pela cobertura jornalística sobre o caso da retirada de árvores na cidade (foto em anexo).

Amene

Produzir e Conservar, registramos algumas fotos do curso realizado em Olinda/PE, sobre o Corredor de Biodiversidade do Nordeste.

.....................................................



Atenciosamente,

Haroldo Mota

(84)9927.6555/8815.2289

Nenhum comentário:

Postar um comentário