quarta-feira, 27 de abril de 2011

Prefeitura de Ipanguaçu inicia campanha contra gripe

A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (25) a 13ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que se estende até o dia 13 de maio. O público-alvo são crianças de seis meses a dois anos incompletos, gestantes em qualquer período da gravidez, idosos (após 60 anos) e trabalhadores dos serviços de saúde.

De acordo a chefe da sala de vacinação, Maria Sulinete da Silva Silvino, a expectativa da prefeitura é imunizar 80% da população, mais de 2.100 pessoas. A grande novidade para este ano de 2011 é que a vacina será conjugada para as gripes comum e gripe H1N1 em uma só dose.

O Dia “D” da campanha será no próximo sábado (30), quando a Unidade Básica de Saúde de Ipanguaçu, no Posto Tiburcio Freire da Silveira, estará em funcionamento das 8h às 17h. Nos demais dias, a vacinação também acontece das 8h às 17h em todos os PSFs e postos de saúde do município.


A prefeitura orienta que a população procure as unidades de saúde para tomar a dose da vacina. “Todos devem comparecer aos postos de atendimentos munidos do cartão de vacina. A vacina contra a gripe não oferece riscos à saúde e pode evitar complicações como pneumonias ou agravamento de doenças crônicas como diabetes”, afirmou a enfermeira Aline Gomes.

A vacina contra a gripe deve ser tomada todos os anos, pois o padrão do vírus que circula no país está sempre em variação. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

SERVIÇO
Quem será vacinado
Toda a população de 60 anos ou mais, toda a população indígena (acima de 6 meses de vida), crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e profissionais de saúde.

Onde se vacinar
As pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos de vacinação, bem como o endereço e o horário de funcionamento.

Contraindicações
Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico (de defesa do organismo) ou tratamento de doenças como câncer e AIDS, devem consultar o médico antes de tomar a vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário