segunda-feira, 25 de abril de 2011

Semtas atua com Disque-Denúncia para apurar maus tratos aos idosos

Passar dos 60, 70, 80 anos é um prêmio. A vida é um presente e merece ser vivida com alegria e amor, longe da violência e de maus tratos. Para garantir esses direitos aos idosos a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas por meio do Programa SOS Idoso, divulga o Disque-Denúncia 0800-84 1021, um canal de comunicação simples e eficiente.

“É uma maneira simples e rápida do cidadão denunciar qualquer tipo de violência que esteja sendo cometida contra os idosos. Basta ligar, sem precisar se identificar, e a denúncia será apurada pela nossa equipe de assistentes sociais.O Disque-Denúncia facilita a apuração e acompanhamento realizado pela equipe, e também dos Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, das situações de violação praticadas contra os idoso”, explica o titular da Semtas, Alcedo Borges.
O resultado da denúncia é o amparo e a segurança do bem-estar dos cidadãos da terceira idade. Casos de maus-tratos, abandono e violência doméstica constituem a maior parte do público atendido pelo Programa. As denúncias também podem ser feitas pessoalmente na sede da Semtas, Avenida Bernardo Vieira, 2180, Dix-Sept Rosado.


De acordo com a coordenadora interina do programa, Jéssica Damasceno, foram recebidas 634 denúncias durante todo o ano de 2010. “Nos últimos dois anos percebemos uma redução de denúncias. Em 2008 registramos 834 denúncias e percebemos uma redução de 200 atendimentos tanto em 2009 quanto em 2010”, declara a coordenadora.


Os tipos de violência que mais aparecem nas denúncias capitadas pelo SOS Idoso são: negligência, desvio de proventos, e agressões verbais e psicológicas. “Precisamos cada vez mais romper com o silêncio. Todos precisam denunciar as violências, que em sua maioria ocorrem no âmbito familiar. Nosso dever, como cidadãos, é efetivar os direitos garantidos por constituição a esse segmento tão especial da população, e também os direitos expressos pelo Estatuto do Idoso”, afirma Jéssica Damasceno.

Um comentário:

  1. Eu Helena Neves, neta de Alzira, resido em franca-SP, venho através deste para fazer uma denuncia sobre maus tratos da minha avó,ela tem 99 anos, reside em Mossoro-RN, tem ( 04 ) quatros filhos, sendo que um mora em São Paulo,no qual se chama Maria das Dores e esteve nos ultimos dias em Mossoro-RN,onde ficou (20) dias cuidando dela, e queria muito traze-la à São Paulo, mais não foi permitido por nenhum dos seus irmãos que residem lá, Francisquinha que reside na cidade de Assu-RN, Luis que reside em Mossoro-Rn, e o Francisco que é o filho que reside com ela ( Alzira ), Francisco é uma pessoa enferma onde não está apto para cuidar da mesma, quem recebe a aposentadoria dela é o seu neto Claudionor, já há alguns anos, ele vai lá somente algumas vezes ao ano, e reside em Lajes-RN, gostaria muito que fosse tomado ciencia dos fatos e que pudessem averiguar, para que ela não venha mais ser mal tratada se não for tomado nenhuma providencia nos proximos dias, isso podera levar minha avó Alzira ao óbito e que este fato seja solucionado o quanto antes, seguem o telefone de Pedro que é filho de Alzira (0**84) 3331-1556 e de sua filha Francisquinha (0**84) 8887-1963, para melhores esclarecimentos, seu endereço é: Rua Figueira filho, 119 - Alto de São Manoel - Area urbana, Mossoro-RN, CEP 59625-190.

    Att
    Helena Neves

    ResponderExcluir