terça-feira, 19 de abril de 2011

Curtas


Hipertensão e diabetes
A hipertensão e o diabetes podem ser responsáveis por desencadear ou facilitar o aparecimento de complicações cardiovasculares, encefálicas, coronarianas, renais e vasculares. Neste sábado, 16, a AME Brasília Teimosa realizou a primeira etapa da campanha Ame + Se – A sua saúde depende de você, que contou com palestra do clínico geral Boaz Hebrom sobre hipertensão arterial.

Prevenção
Além de explicar o que acontece no organismo humano quando a pressão aumenta, ele destacou a importância da prevenção. A próxima ação da campanha será no dia 30, nas AMEs de Nova Natal e Planalto, sempre das 08 às 12 horas. Ame+Se!

Por aqui não...
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) descartou a especulação de que a ida do vice-governador Robinson Faria para o PSD iria enfraquecer o Democratas no Rio Grande do Norte. Durante entrevista à TV Mossoró, na tarde desta segunda-feira (18), a governadora afirmou que as declarações dadas por ela em Caicó, de que o PSD queria esvaziar o DEM, foram no sentido nacional.

Nenhuma ligação
No Rio Grande do Norte, a governadora não vê que o surgimento do PSD enfraqueça o DEM. Para Rosalba, a ida do vice-governador Robinson Faria, do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, e do deputado federal Fábio Faria para o PSD, além de deputados estaduais, não tem ligação alguma com o Democratas.

Central do Cidadão e Procon para Mossoró
A governadora Rosalba Ciarlini anunciou não apenas a mudança de endereço da atual Central do Cidadão para o terminal rodoviário de Mossoró, nesta segunda-feira, 18. A cidade vai ganhar, segundo ela, mais uma Central no Alto de São Manoel e com um reforço: o Procon estadual. Apesar de ser a segunda cidade do Estado, Mossoró não conta com a presença do órgão.

Engenharia de Produção
O Centro Acadêmico de Engenharia de Produção da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com o apoio da coordenação do curso, realizará entre os dias 27 e 29 de Abril, a I Semana de Engenharia de Produção da UFERSA. O evento tem como público alvo estudantes de Engenharia de Produção e outras áreas afins das engenharias, além dos alunos de Administração, Economia e Contabilidade Social.

Reconciliação
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) constatou que um número significativo de deslocados internos na Costa do Marfim estão vivendo em condições humanitárias alarmantes. A organização pediu uma reconciliação do país
para que estes deslocados internos e os refugiados marfinenses possam retornar às suas casas.

Escola de dança e artes
A governadora Rosalba Ciarlini anunciou que vai reabrir o Teatro Lauro Monte, em Mossoró e disponibilizar, além do espaço para apresentação de shows e manifestações culturais, ofertas relacionadas a cursos de dança, teatro e artes em geral para crianças e adolescentes de Mossoró.

Peixe vivo
A Associação dos Aquicultores do Apodi – Aquapo, em parceria com a Incubadora do Agronegócio de Mossoró – Iagram, irá demonstrar uma nova forma de comerciar pescado nas feiras livres da região. A novidade possibilitará a comercialização do peixe vivo para o consumidor. A demonstração do Kit Feira para Peixe Vivo será feita no próximo dia 20, na feira livre de Apodi, a partir das 07h.

Janelas da Alma
O Programa PET Conexões – Comunidades do Campo – da Ufersa Angicos estará promovendo no próximo dia 29 de maio, a exibição do filme Janelas para Alma. A sessão, que vai ser no Laboratório de Matemática II, Campus de Angicos, às 16h40h, é aberta a toda comunidade acadêmica, bem como a sociedade angicana.

Semana do Exército
Por iniciativa dos vereadores Ney Lopes Jr.(DEM) e Franklin Capistrano (PSB), a Câmara Municipal do Natal realizará nesta quarta-feira, 19, às 18h, no plenário Érico Hackradt, uma Sessão Solene em homenagem a “Semana do Exército”. Na ocasião também será entregue o Título de Cidadania Natalense, ao comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada, Fernando Duarte Melo.

Chuvas
A prefeita Micarla de Sousa esteve reunida na tarde desta segunda-feira (18) com o ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho Bezerra. No encontro ela solicitou ajuda ao Governo Federal para recuperar os danos causados pelo excesso de chuvas na cidade e, também, para realizar ações de prevenção a ocorrências mais graves que poderão advir.

 “Natal contra a Dengue”
Reunida ontem (18), em Brasília, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, detalhou o plano “Natal contra a Dengue” e também falou sobre a próxima Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em construção na Cidade da Esperança, e os Ambulatórios Médicos Especializados (AMEs) implantados na capital.

Plano
Em relação ao plano de contingência “Natal contra a Dengue”, lançado na última sexta-feira (15), a prefeita disse ao ministro Padilha que a Prefeitura vai intensificar em várias frentes as ações de prevenção e combate ao vetor da doença, para conter dentro de 90 dias o avanço da dengue em Natal.

Seminário
A Secretaria de Políticas para Mulheres (Semul), em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas), irá realizar entre os dias 26 e 29, no Praiamar Hotel, o 1º Seminário de Formação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência do Município do Natal.

Tarifa
A Prefeitura do Natal determinou o benefício da tarifa social única, no valor R$ 1,10 para o pagamento das passagens de transporte coletivo e opcional nos feriados de Tiradentes e da Sexta-Feira Santa, dias 21 e 22, respectivamente. Os vales-transportes, passes estudantis e demais benefícios inerentes ao sistema de transporte público de passageiros serão aceitos normalmente.

ABC Solidário
A diretoria alvinegra aprovou a primeira edição do projeto "ABC Solidário" e vai continuar a campanha. Nesta quarta-feira (20), quando o time enfrenta o Centenário, pela 7ª rodada do 2º turno do Campeonato Estadual, a partir das 20h30, teremos mais uma edição do projeto. Basta levar, além do cartão de sócio, dois quilos de alimentos não perecíveis - que serão doados à instituições de caridade - ao portão B do estádio, nos dias das partidas.

Audiência Pública
A audiência pública para debater o sistema carcerário no Rio Grande do Norte reuniu na manhã desta terça-feira, 19, as maiores autoridades no assunto. Alem do presidente Ricardo Motta, o deputado Hermano Morais, também foi autor da audiência.

Emoção
Sinto-me profundamente angustiado por julgar todo dia a miséria brasileira”. A abertura emocionada do discurso do Juiz da segunda vara Federal Mário Jambo, na Assembleia Legislativa, comoveu a todos. “Estamos aqui tratando das conseqüências do descaso brasileiro com o sistema carcerário. Não é um problema histórico, é uma opção histórica”.

Emoção 2
A critica a todos os agentes da segurança pública, em todas as esferas, foi um alerta para a situação crítica por que passa os presídios no Brasil. “Não dá mais para esperar. Não dá mais para dizer que acontece no país todo. Não podemos perder tempo para achar os culpados”.

Critica
O juiz do Conselho Nacional de Justiça, Walter Nunes, fez um relato de como funciona o sistema carcerário brasileiro e potiguar. O juiz criticou a falta de investimentos no sistema carcerário, apesar das promessas dos governos com a segurança pública.

Fórum
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, sugeriu a criação de um fórum permanente reunindo todos os representantes de entidades e instâncias diretamente relacionadas ao sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, do legislativo e da sociedade civil organizada.

Gasolina
A Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública para debater o aumento dos preços dos combustíveis em Natal e no RN. Será nesta quarta-feira, 20, às 09h, no plenarinho da Casa. A proposição é do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e o debate será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e também pelo site do deputado (www.mineiropt.com.br)

Convidados
Foram convidados o representante da Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Araken Farias, Proteção e Defesa do Consumidor de Natal (Procon/Natal), Lailson Vieira de Medeiros, Procurador Geral de Justiça do Estado, Manoel Onofre de Souza Neto, o Gerente Regional da Petrobras Distribuidora S/A, Samuel Lopes e o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis de Natal (Sindipostos), José Vasconcelos Rocha Júnior.

Homenagem
O Rotary Clube rendeu nesta segunda-feira, 18, uma homenagem à governadora Rosalba Ciarlini. A governadora recebeu da instituição o título de “Amiga do Rotary Internacional”. Também foi homenageado com o título, o Comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o Cel. Francisco Araújo.

100 anos
A Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira, 20, sessão solene em comemoração aos 100 anos da Igreja Presbiteriana Independente de Natal. A homenagem foi proposta pelo deputado Antônio Jácome (PMN) e será realizada às 10h, no plenário Clóvis Motta.

Oficina
A Secretaria Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), promoveu nesta terça (19) e quarta-feira (20) oficina para a elaboração coletiva do Plano de Ações e Metas DST/AIDS 2011 de Natal. O evento, realizado das 08h às 17h, no auditório do IFRN-Cidade Alta, tem como objetivo avaliar resultados de ações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis no município executadas no ano passado e a organização do cronograma de atividades para este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário