sábado, 16 de abril de 2011

Natal participa de 19º Congresso do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano no México

A cidade de Natal participará do 19º Congresso do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (CIDEU), a ser realizado entre os dias 17 e 20 deste mês, na cidade de Mérida Yucatán, no México. O evento reunirá prefeitos, gestores e técnicos de toda América Latina ligados à atuação na área de planejamento estratégico com governança. A capital potiguar estará representada pelo titular da Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte, do Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel), Rodrigo Cintra, a convite do prefeito de Belo Horizonte e presidente do CIDEU, Marcio Lacerda.
O Congresso contemplará três objetivos principais: debater projetos e ações estratégicas com governança; identificar metodologias e novas ferramentas para pensar a cidade; e conhecer a implantação exitosa de projetos. Segundo Marcio Lacerda, os encontros, que acontecem anualmente, possibilitam o intercâmbio de ideias e boas práticas relacionadas ao planejamento estratégico urbano e a identificação de novas metodologias e tecnologias, de modo a “melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e construir uma sociedade mais inclusiva”.


De acordo com Rodrigo Cintra, o evento servirá para destacar Natal ainda mais no cenário internacional, além de proporcionar a troca de experiências com cidades que já sediaram grandes eventos esportivos. “Será uma boa oportunidade para fortalecer os laços entre as cidades da Rede Ibero-Americana. Estaremos em contato com gestores públicos que passaram pelos mesmos desafios que estamos passando nesse momento, como exemplo, a questão de desapropriações de grande porte, visando o projeto de mobilidade urbana, entre outras questões de interesse para a Copa 2014”, afirmou. Todos os gastos da participação de Natal no evento serão custeados pelo CIDEU.


CIDEU
O Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Urbano (CIDEU) é uma associação de 124 membros, constituída por 104 cidades ligadas pelo Planejamento Estratégico Urbano (PEU), 18 instituições colaboradoras e dois membros de honra, a AECID e a SEGIB. O CIDEU é um projeto vinculado à Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.

Foi constituído em 1993, na cidade de Barcelona, na Espanha, com o objetivo de compartilhar em rede os benefícios derivados do acompanhamento de processos do PEU. Entre esses benefícios, destacam-se: continuidade de projetos estratégicos, uma maior participação de agentes sociais e econômicos, a oportunidade de compartilhar e administrar o conhecimento comum e a melhoria da posição competitiva, própria dos sistemas organizados em rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário