segunda-feira, 18 de abril de 2011

OS VALORES HUMANOS SÃO OS VERDADEIROS MESTRES DA VIDA


Por Flávio Rezende*

         Ontem fui tomar uma sopa e ler o jornal numa padaria quando, me aborda um antigo amigo versado nas ciências hindus. Falou entusiasmado que está repassando para outros seres técnicas que, podem até, triplicar a vida de todos nós através de exercícios respiratórios.
         Um pouco antes de jogar âncora na padaria, participei de uma aula de didática e, discutimos várias questões relativas ao ato de ensinar, conteúdos e conduta de mestres e professores. 
         Na solidão do pós aula, pós papo com o amigo esotérico e pós sopa com jornal, parei um pouco e fiquei refletindo sobre a montanha de coisas que são oferecidas, de informações que são passadas e, pensei, agora que estou chegando aos cinqüenta anos, o que ficou de tudo que me foi passado ao longo de todo esse tempo?
         Percebi que já tinha assistido milhares e milhares de filmes, aulas, palestras, seminários, lido centenas e centenas de livros e, o extrato de tudo que consegui assimilar, foi à relevância dos valores humanos.
         Quando observo meu filho tentando dar conta de tantas tarefas escolares, com agenda cheia de testes, provas, deveres, fico me perguntando: isso está certo? Lá no fundo, repito internamente e às vezes verbalizo para ele também: meu amado filho, o que importa mesmo, é que você desenvolva de maneira firme valores como ética, amor à família, retidão, não-violência, caridade e compaixão por todos os seres.
         O maior tesouro que possuo neste momento da vida é a observação destes valores. Aprendi mais com o educador e mestre espiritual indiano Sathya Sai Baba do que com qualquer outra pessoa. Ele direcionou minha vida para o “ser” e não para o “ter”, inundando meu espírito de alegria, dando um sentido a tudo que vivencio e, naturalmente, me abastecendo do verdadeiro conhecimento. Sobre educação ele faz a seguinte colocação: “O que quer dizer "educação"? educação não é o mero conhecimento, é ação! A verdadeira educação em valores humanos significa a prática de valores humanos na vida diária. O que é valor humano? Não é somente pronunciar os nomes destes valores: verdade, retidão, paz, amor e não-violência, não é isto! Os valores humanos estão presentes naturalmente em nós, Verdade é aquele (valor) que deve ser dito, Dever é aquele que deve ser praticado, Paz é aquele que deve ser experimentado e Amor é uma qualidade natural. A não-violência não está distante da humanidade! Estas são formas naturais na humanidade. Portanto, aquele que possui estas qualidades - amor, compaixão, tolerância, solidariedade, verdade, sacrifício - é um homem verdadeiro.”
         Tenho percebido claramente que neste mundo existem muitas pessoas instruídas e que toda esta instrução não tem tanto valor. Sentimos falta da prática e é para esta direção que Sai Baba nos convoca e nos alerta. Ele criou o método Educare, de educação em valores humanos e, o vem aplicando para todas as idades nas escolas que seguem seu método. Para Baba, “educação sem caráter é como uma fruta sem suco ou como uma vaca que não fornece leite. É por esta razão que o professor só pode ensinar após colocar em prática seus ensinamentos. Assim ele estará estabelecendo um ideal para o mundo. Um professor pode ensinar bem, pode mostrar métodos fáceis, mas se sua conduta não estiver de acordo com o que ele diz ninguém o seguirá, ninguém se importará com ele. O governo pode gastar muito dinheiro, mas não é possível treinar em valores humanos. Os valores humanos não são passíveis de serem obtidos de um texto e nem fornecidos por qualquer companhia, não podem ser presenteados por amigos e nem comprados no mercado. São uma atitude natural que provém do coração.”
         Hoje em dia procuro otimizar mais meu tempo, desenvolvendo ações que promovam o ser humano em todos os aspectos relacionados aos valores humanos, seguindo os divinos e maravilhosos ensinamentos de Sai Baba que preconiza, “não atentem para as diferenças de casta, credo, cor, comunidades, nacionalidades e religiões. A verdadeira educação visa à equanimidade entre os estudantes. As religiões podem ser diferentes, mas o caminho é um. Os seres humanos podem ser diferentes, mas a divindade no homem é uma. São muitas as nações, mas o planeta é único. As estrelas são muitas, mas o céu é único. Os homens são muitos, mas a respiração é única.
As flores são muitas, mas a veneração é única. Todos são um: sejam da mesma maneira com todos. Vocês precisam praticar estas verdades e ajudar outros a praticarem isto na sua vida diária."
         Quero que meus filhos aprendam as diversas disciplinas escolares, mas acho muito acelerado e sufocante o ritmo dos ensinamentos e as muitas tarefas que são impostas. Preferia que eles tivessem mais tempo para desenvolver valores. Em casa tenho educado todos na observância destes valores, falando sobre a importância da vida existente em todos os seres e me abstendo junto com minha esposa Deinha do consumo de qualquer tipo de carne, levando-os para presenciar as ações humanitárias que desenvolvemos através da Casa do Bem, não praticando nenhum tipo de violência e, ajudando sempre que possível todos que nos procuram.
         Espero estar dando bom exemplo e, se no futuro, eles forem sabidos de menos e, humanos de mais, estarei feliz sabendo que eles podem ser a mudança, que todos nós desejamos para o mundo em que vivemos.

“Semeie um pensamento e colherás um ato;
Semeie um ato e colherás um hábito;
Semeie um hábito e colherás um caráter;
Semeie um caráter e colherás um destino”
Sathya Sai Baba

* É escritor, jornalista e ativista social em Natal-RN (escritorflaviorezende@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário