quarta-feira, 20 de abril de 2011

Rejane Ferreira apresenta Projeto de Lei “Obesidade Zero” a Mesa Diretora da CMN


A vereadora encampa campanha contra a obesidade infanto-juvenil
Na tarde desta terça-feira, 19, a vereadora Rejane Ferreira (PMDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Natal para apresentar Projeto de Lei de sua autoria denominado “Obesidade Zero”’, que está tramitando nas comissões permanentes da CMN e que poderá ser votado na próxima semana.

“Estou estreando no plenário desta Casa de Leis para tratar de um assunto que para mim é de suma relevância, que é a preocupação com a saúde e o bem-estar das nossas crianças e adolescentes”, iniciou seu pronunciamento a vereadora Rejane Ferreira em defesa da aprovação do Projeto de Lei de sua autoria.
O Projeto de Lei nº 32/2011, institui a campanha permanente “Obesidade Zero” nas escolas de ensino fundamental do município. O intuito é o de conscientizar os alunos acerca dos prejuízos à saúde decorrentes da obesidade. “De modo prático, sucinto e de fácil entendimento, pretendemos proporcionar o conhecimento dos males da obesidade para evitá-la e revertê-la, incluindo dados sobre a importância da educação alimentar saudável e a necessidade da prática de exercícios físicos regulares”, defendeu Rejane.

Promessa

“Estou apenas a um mês na CMN como parlamentar. Esse é o primeiro projeto que apresento e podem ter a certeza que outros já estão por vir. Esse é o primeiro de muitos projetos e ações que farei em prol de Natal”, concluiu a peemedebista.

A parlamentar apresentou dados sobre estudos levantados pelo IBGE a respeito da obesidade. De acordo com o órgão está aumentando o número de pessoas obesas. As pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos no Brasil, o que representa 9,6% da população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) há 300 milhões de obesos no mundo e, destes, um terço está nos países em desenvolvimento. A OMS considera a obesidade um dos dez principais problemas de saúde pública do planeta, classificando-o como epidemia.

As crianças também estão sendo cada vez mais vítimas desse problema. Hoje, os pequenos (dos cinco aos nove anos de idade), sendo 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas.

Custo

A obesidade predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doenças cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apnéia do sono e osteoartrite, sendo que todas elas acarretam grandes custos aos erários públicos.

Com informações Alba Paiva – 9905-6793
vereadorarejaneferreira@gmail.com


ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário