quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vereadores de Natal destacam o Projeto de Lei Obesidade Zero

A Câmara Municipal de Natal enviará o texto para normatização e aprovação pela prefeitura
O Projeto de Lei Obesidade Zero, de autoria da vereadora Rejane Ferreira (PMDB), aprovado esta semana já em segunda discussão, por unanimidade, foi destacado por vários vereadores, que apoiaram a iniciativa da peemedebista em busca de saúde para os jovens estudantes de Natal, combatendo um mal mundial que afeta de várias formas a saúde das pessoas.

A vereadora Sargento Regina (PDT) foi a primeira a subir na tribuna para falar em nome da Comissão de Saúde, na qual ela e Rejane fazem parte. Ela destacou a importância da conscientização nas escolas municipais sobre o tema. “É um projeto que tem um grande alcance nas áreas da saúde e educação. Portanto, vereadora Rejane, pode contar com o meu apoio e estarei atenta para que ele seja aprovado pelo executivo municipal”, ressaltou.
Outro a se pronunciar foi Albert Dickson (PP). Ele parabenizou a Rejane Ferreira e falou sobre a prevenção ao risco cardiológico na infância, projeto já apresentado por ele na Casa. Revelou que Natal é uma das cidades mais sedentárias do País e que eliminar a ingestão de comidas gordurosas nas escolas municipais e particulares deve ser levado mais a sério. “As crianças precisam ser estimuladas a comerem melhor e isso deve começar dentro das escolas”, concluiu.

Relevância

O Bispo Francisco de Assis (PSB) também se somou aos apartes dos colegas e se congratulou com a vereadora Rejane pela iniciativa. Ele disse que estava faltando projetos na CMN dessa relevância em meio às muitas ideias que são apresentadas em plenário. “Essa foi de fato foi bastante interessante”, elogiou o parlamentar. “Só sabe do problema da obesidade é quem passa por ele. Eu tenho um caso na minha família e sei o quanto é difícil ter que lidar com isso, porque além dos problemas de saúde ocasionados pela obesidade existe ainda a questão do preconceito pelo qual essas pessoas passam. Por essa razão acho de suma relevância que essa educação deva já começar na escola”, completou o vereador.

Para o vereador Raniere Barbosa (PRB) esse projeto tem cunho educacional, preventivo e é muito significativo. Ele ainda adiantou que acha pouco provável que o projeto seja vetado pelo executivo municipal, uma vez que, ele não trará custos ao erário público. Raniere ainda citou o exemplo dos Estados Unidos que vem realizando uma, verdadeira, batalha para tentar conter o grande número de pessoas obesas, o que vem também fazendo com que os americanos gastem milhões para tentar conter o problema. “Muitas vezes é através de projetos simples que estão as grandes ações. A proposição do Obesidade Zero é nota dez! Eu diria até, não como inveja, mas sim pela sua relevância, que eu até gostaria de ter sido o autor desse projeto”, enfatizou.

Júlia Arruda (PSB) também foi outra parlamentar que destacou a seriedade da iniciativa. Ela classificou o projeto como simples, porém de ampla abrangência social. Outros vereadores também se somaram ao aparte. Ao final, a autora da proposição agradeceu a adesão dos colegas e externou a sua satisfação com a aprovação do projeto que trará melhorias para a saúde e a educação das crianças de Natal. “O meu principal objetivo é contribuir de forma positiva para a população”, finalizou Rejane Ferreira.

O projeto

O Projeto de Lei nº 32/2011 institui a campanha permanente ‘Obesidade Zero’ nas escolas de ensino fundamental do município de Natal. Ele conscientizar os alunos acerca dos prejuízos da obesidade, de modo sucinto e de fácil entendimento, proporcionar o conhecimento para evitá-la e revertê-la, incluindo dados sobre a importância de a educação alimentar saudável e a necessidade da prática de exercícios físicos regulares.

Com informações da Assessoria de Imprensa
Alba Paiva – 9905-6793
vereadorarejaneferreira@gmail.com

ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário