terça-feira, 8 de abril de 2014

1º Fórum de Museus do RN será realizado nesta quarta no Teatro de cultura Popular

Evento promovido pela Fundação 
José Augusto terá a 
presença da museóloga Daiane 
Carvalho, do IBRAM (Instituto 
Brasileiro de Museus). 

Atividade também se estende à discussão de políticas públicas para bibliotecas e setor de economia criativa.
O Governo do Estado do RN, através da Secretaria Extraordinária de Cultura/FJA e do Núcleo de Museus, realizará o I Fórum Estadual de Museus do RN nos dias 09 e 10 de abril de 2014, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel - TCP. Evento é gratuito e aberto a estudantes, professores e técnicos. A pauta contempla também políticas públicas para os setores de Bibliotecas e Economia Criativa.
O Fórum tem por objetivo discutir a criação do Sistema Estadual de Museus, promover a inserção de comunidades populares que incentivam e realizam ações museológicas, além de discutir e implantar a rede do Sistema Estadual vinculada ao Sistema Brasileiro de Museus.
A programação será iniciada com a discussão a respeito do Estatuto do Museu Potiguar, conduzido por técnicos em museus da FJA. Em seguida, o público será dividido em grupos de trabalho por região. Ao final, haverá eleição dos delegados regionais para gestão do Sistema Estadual de Museus.
O evento continua no dia 10, ocasião em que a Coordenadora dos Museus, arquiteta Luana Cibelle Oliveira Costa, guiará os participantes para um passeio ao Museu Câmara Cascudo, Pinacoteca Potiguar, Memorial Câmara Cascudo e Museu de Arte Sacra. À exceção do Museu Câmara Cascudo (UFRN), todos os outros integram o Núcleo de Museus da FJA, incluindo o Café Filho, que está fechado para reforma, e o recém-criado Casa dos Milagres Museum (no Centro de Turismo).
Após o almoço, haverá palestra sobre Políticas Públicas para Museus, Bibliotecas e Economia Criativa, com a museóloga Daiane Carvalho, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Aparecida Fernandes, Coordenadora Nacional das Mais Bibliotecas, e Ana Paula Souto, responsável pelo programa RN Criativo, birô de apoio à Economia Criativa que está sendo implantado pela SecultRN/FJA, em parceria com o Ministério da Cultura.
Interessados em participar do evento devem enviar seus dados para o e-mail museus.rn@gmail.com ou confirmar pelos telefones (84) 3232-9724 e (84) 8127-4625 (com Luana).

Eliade Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário