terça-feira, 8 de abril de 2014

Atletas se preparam para corrida de rua neste domingo (13)


Os corredores de rua 
de Natal já estão 
a toda velocidade. 

É que neste domingo, às 7h, acontece a primeira etapa do circuito Track&Field Run Series, que reunirá 1.200 atletas para as provas de 5 e 10km. Para muitos, os dias que antecedem a prova são dedicados a treinamentos específicos, alimentação balanceada e reconhecimento de percurso.

O atleta Álvaro Gouveia, de 26 anos, que já se tornou um profissional nas corridas de rua, conta que tem uma rotina diferenciada nas semanas que antecedem a prova. “A penúltima semana é a mais intensa. A alimentação de um corredor deve ser sempre balanceada, mas dias antes da prova sempre tenho o cuidado de ter perda mínima de massa magra. Por isso, costumo aumentar o consumo de carboidratos e me manter sempre hidratado”, afirmou.

Em relação aos exercícios, Álvaro – que é estudante de Engenharia Elétrica na UFRN e começou a correr apenas por hobby – explica que realiza treinos intensos de preparação com exercícios funcionais, musculação e fisioterapia, mas que diminui o ritmo nos dias de véspera das corridas para evitar lesões e manter o ritmo de recuperação ativa e o estímulo ao corpo.

Segundo o educador físico Hebert Araújo, as corridas de rua em Natal tem a participação cada vez maior de atletas como Álvaro, que buscavam apenas um exercício e hoje aproveitam eventos como a Track&Field Run Series Natal Shopping para colocar os treinamentos em prática. “Muitas pessoas estão saturadas de academia, mas sentem necessidade de fazer atividade física. Por isso, a procura pela corrida de rua vem crescendo cada vez mais. Correr é saudável e prazeroso”, argumentou.

Para Hebert, a cidade de Natal tem características muito propícias para a prática de exercícios ao ar livre, como a corrida de rua. “Temos espaços que facilitam a realização desses exercícios, como a Via Costeira, a avenida Alexandrino de Alencar, entre outros lugares. A corrida de rua é uma onda que vem crescendo muito, assim como os treinamentos funcionais”, disse.

O perfil dos corredores natalenses é o mais variado: são pessoas de todas as idades, especialmente as que já praticavam algum tipo de atividade, de acordo com o educador físico. “Corridas como a da Track&Field são muito importantes, pois preenchem a vontade que os corredores tem de participar de grandes provas e estimulam os não praticantes a iniciarem na atividade”, finalizou.

Serviço
A Track&Field Run Series Natal Shopping é uma promoção da Track&Field e Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE) e organizada pela Latin Sports – responsável por eventos esportivos como o Ironman Brasil. A etapa Natal tem patrocínio do Natal Shopping, co-patrocínio Amni e Rosset, apoio Gatorade, Eu Atleta, Sportpass e Esporte Interativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário