quinta-feira, 3 de abril de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS















Agripino recebe representantes 
de associações comerciais do 
RN

Nesta quarta-feira (2), em Brasília, Agripino recebeu representantes de associações comerciais do Rio Grande do Norte que estão na cidade para participar do 1º Fórum Nacional da CACBMil, entre os dias 2 e 3 de abril. O evento reunirá empresários de todo país e discutirá estratégias para o crescimento sustentado e os desafios do futuro. Entusiasta do empreendedorismo e do fortalecimento da iniciativa privada, o presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), garantiu que lutará por projetos em tramitação na Casa que estimulem o desenvolvimento do país.

Estacionamento da Ceasa 
pode ser ampliado

A ampliação do estacionamento da Ceasa, através de devolução de terreno pelo Centro de Atenção Integral à Criança (Caic RN), na lateral da avenida Jerônimo Câmara, é a principal alternativa a ser estudada para minimizar um dos muitos problemas pelos quais passam a Central de Abastecimento do RN. Este foi o consenso a que chegaram os participantes da audiência pública realizada esta tarde (2) na Assembleia Legislativa (ALRN).

Empresas apresentam propostas 
de preço para licitação da coleta 
de resíduos sólidos de Natal

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) realizou na tarde desta quarta-feira (02), no auditório da sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte, a sessão de abertura dos envelopes com as propostas de preço das empresas que estão participando da concorrência para a contratação dos serviços da limpeza urbana da capital potiguar. As empresas Construtora Marquise S/A e Vital Engenharia Ambiental S/A foram as únicas corporações habilitadas a participar dessa etapa do processo licitatório. . O período de vigência dos contratos com as empresas vencedoras será de 60 meses e terá um valor aproximado de R$ 370 milhões nesses cinco anos.

Pavimentação de 12 ruas em 
Capim Macio será iniciada 
na próxima semana

Descrição: Visita as obras de pavimentação R Orlando Silva - por João MCom a conclusão da drenagem de 12 ruas em Capim Macio, que dará fim aos alagamentos provocados pelas chuvas, a próxima ação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), no bairro da zona Sul, será a pavimentação das vias públicas beneficiadas. O início está marcado para a próxima segunda-feira (7), conforme informou o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto. As obras resultam de ação conjunta entre os governos federal e municipal, e serão executadas pela Construtora Queiroz Galvão. Ainda de acordo com Tomaz Neto, os serviços de pavimentação serão concluídos em junho de 2014.

Lançamento do projeto 'Vamos 
Conhecer Natal' acontece 
nesta quinta-feira

Com o objetivo de apresentar para os alunos da rede municipal e a comunidade escolar o patrimônio histórico cultural da cidade do Natal que estão localizados nos bairros da Ribeira e Cidade Alta, o projeto 'Vamos Conhecer Natal', será lançado nesta quinta-feira (03), às 16 horas, no Palácio da Cultura. O projeto é coordenado pelo setor de Cultura e Desporto da Secretaria Municipal de Educação (SME). O 'Vamos Conhecer Natal' é muito mais do que uma atividade educacional, é um convite para que educadores e estudantes da rede municipal de ensino conheçam e reconheçam o patrimônio histórico e cultural da cidade, por meio de caminhadas e visitações a diversas igrejas, museus, palácios e praças da região. Os alunos serão sempre acompanhados por um professor guia que passará as informações dos monumentos visitados.

Mensagens governamentais são 
lidas no Plenário da Assembleia

Dois Projetos de Lei encaminhados pelo Governo do Estado foram lidos durante Sessão Plenária desta quarta-feira (02). Entre eles está a Emenda Constitucional que visa modificar a Constituição do RN reconhecendo as funções de polícia judiciária e a apuração das infrações penais, exercidas pelos delegados de Polícia Civil. Outro propósito é ratificar que, para seguir a carreira de delegado, o candidato precisa ser bacharel em Direito. O outro Projeto de Lei encaminhado à Assembleia altera a Lei Complementar Estadual nº 251/2013. O objetivo é redistribuir os 102 cargos de Defensor Público do Estado entre as diversas categorias componentes da carreira.

Assembleia promove sessão 
solene para entrega de 
títulos de cidadania

Em sessão solene realizada esta manhã (2), a Assembleia Legislativa homenageou com o título de cidadania norte-rio-grandense o promotor geral de contas, Luciano Silva Costa Ramos e o procurador do Estado, Francisco de Sales Matos, por proposições dos deputados Larissa Rosado e Ricardo Motta.

Khaled Hosseini visita refugiados 
sírios no Iraque e pede mais 
apoio

Autor de best-sellers e Embaixador da Boa Vontade do ACNUR, Khaled Hosseini, pediu à comunidade internacional mais ajuda para os milhares de refugiados sírios que vivem nos campos de refugiados e em vilas no norte do Iraque enquanto elogiava a resistência dos refugiados.

Prefeito de Natal terá que dar 
explicações sobre a não 
implantação da bilhetagem 
única

Na sessão da Câmara Municipal de Natal (CMN) desta terça-feira (01), os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento do Vereador Sandro Pimentel (PSOL) que convoca o prefeito Carlos Eduardo para explicações sobre o descumprimento da lei da bilhetagem única. No ano passado, Sandro Pimentel já havia protocolado outros requerimentos convocando o prefeito de Natal para ir à CMN e ainda não havia conseguido o apoio dos demais vereadores.

Prefeitura de São Bento do Trairí 
proibiu retirada de água do 
açude Boa Fé através de moto 
bomba

A Prefeitura de São Bento do Trairi publicou um Decreto o na sexta-feira (28), proibindo a retirada de água do Açude Comunitário Boa Fé, através de motor bomba a diesel, bem como do conjunto de motor bomba elétrica. O Decreto tem validade de 180 dias. A medida leva em consideração a escassez de chuvas na região, desde outubro de 2011. A zona rural do município é a mais prejudicada com a falta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.A retirada de água através de carro-pipa, para atender o consumo humano e animal, restritamente ao município, não está proibida.

Prefeitura amplia ações do 
paisagismo das principais 
avenidas

A Prefeitura do Natal avança com o trabalho de recuperação dos canteiros da cidade. O serviço que é executado pelo Departamento de Paisagismo, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Semsur, concluiu nesta terça-feira, 01, o plantio da Avenida Hermes da Fonseca. O cronograma de obras prevê a revitalização dos canteiros centrais das principais ruas e avenidas da capital. Agora, as atividades serão concentradas nas Avenidas Prudente de Morais e Felizardo Moura. As intervenções previstas para os canteiros estão o nivelamento do terreno, adubação, irrigação, plantio de grama e novo paisagismo. Em seguida, o cronograma das equipes de limpeza e pintura atenderão os canteiros das avenidas João Medeiros Filho, Senador Salgado Filho, Antônio Basílio Romualdo Galvão, Nascimento de Castro, Amintas Barros e São José.

Natal reforça coleta seletiva 
com o Programa Água 
Brasil

Em solenidade realizada no Palácio Felipe Camarão, nesta terça-feira, 01 de abril, foi assinado entre a Prefeitura do Natal, o Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil e a Organização Não Governamental Ambientalista WWF Brasil, um acordo de cooperação técnica para execução do Programa Água Brasil. O objetivo é estimular a mudança de comportamento e valores em relação à conservação dos recursos hídricos e da natureza, engajando-os na busca de soluções sustentáveis para produção e destino dos resíduos sólidos urbanos.

Gesane Marinho sugere 
trancamento de pauta 
da AL como forma de 
pressionar Governo

A deputada estadual Gesane Marinho (PSD) sugeriu nesta terça-feira (1º) que a Assembleia Legislativa tranque a pauta de votações até que o Governo do Estado tome uma atitude mais efetiva no combate à criminalidade no Rio Grande do Norte. Após o assunto insegurança entrar em pauta na sessão plenária desta terça, a parlamentar fez um breve desabafo e em seguida propôs o trancamento.

M E G A S E N A 

Concurso : 1587
Data : 02/04/2014
NÚMEROS SORTEADOS:
08  -  19  -  21  -  30  -  52  -  56

L O T O M A N I A 

Concurso : 1440
Data : 02/04/2014

NÚMEROS SORTEADOS:
11 - 19 - 29 - 32 - 35 - 37 - 43 - 52 - 55 - 59 - 66 - 72 - 76 - 80 - 86 - 89 - 91 - 92 - 93 - 96

L O T E R I A  F E D E R A L 

Extração: 04854
Data: 02/04/2014

1° PRÊMIO
Valor : 250.000,00
Nº Bilhete : 04.248

2° PRÊMIO
Valor : 16.300,00
Nº Bilhete : 50.209

3° PRÊMIO
Valor : 16.000,00
Nº Bilhete : 02.485

4° PRÊMIO
Valor : 15.800,00
Nº Bilhete : 61.418

5° PRÊMIO
Valor : 15.223,00
Nº Bilhete : 05.596

Q U I N A 

Concurso : 3455
Data : 02/04/2014

NÚMEROS SORTEADOS:
26  -  39  -  40  -  48  -  53

L O T O F Á C I L  

Concurso : 1038
Data : 02/04/2014

Resultado das dezenas sorteadas
02 - 06 - 07 - 08 - 09
10 - 13 - 16 - 17 - 18
19 - 20 - 21 - 24 - 25

Cursos de firmação cidadã integram 
grade de programação da TV 
assembleia a partir de abril

A promoção a cidadania ganhou mais um aliado após assinatura de convênio entre as fundações Djalma Marinho e Ulisses Guimarães. O acordo prevê a exibição diária de cursos voltados ao tema na TV Assembleia, que passa a ser o primeiro canal de televisão do Brasil a exibir os programas.

Inscrições abertas para a 5ª Corrida 
do Comerciário

Depois de abrir inscrições exclusivas para os comerciários, a 5ª Corrida do Comerciário já recebe inscrições de toda a comunidade. De 31/03 a 14/04, homens e mulheres a partir de 18 anos podem acessar o site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br e se inscrever na corrida, promovida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc. A maratona será dia 01/05, às 16h, de forma inédita na Zona Norte de Natal.

Estacionamento da Ceasa/RN é 
debatido em audiência pública 
e pode ser ampliado

A falta de espaço para estacionamento na Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa) pode estar com os dias contados. Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (2) na Assembleia Legislativa, por iniciativa da deputada estadual Gesane Marinho (PSD), a Secretaria Estadual de Educação propôs ampliar em cerca de dez metros o estacionamento da Ceasa pela Avenida Jerônimo Câmara, em terreno hoje pertencente ao CAIC.

Inscrições para Caminhada da Mãe 
Potiguar começam na segunda-feira 
(07)

Programada para acontecer no dia 10 de maio, a Caminhada da Mãe Potiguar inicia suas inscrições nesta segunda-feira (7). O evento, que espera reunir mais de duas mil pessoas em Natal, é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) e outras instituições, em comemoração ao Dia das Mães.

Sábado é dia do Amarok Day 
Maracajaú 2014

O primeiro Amarok Day, passeio off road para clientes da picape da Volkswagen, será neste sábado (05) e contará com a participação de 200 pessoas, divididas em 50 Amaroks. As vagas são limitadas e as inscrições foram finalizadas no dia 1º. Mais informações sobre o evento estão disponíveis nos sites: www.viacosteiravw.com.br ou www.nacionalvw.com.br . Mais detalhes pelo celular ou whatsapp: 84.8863-0052. A concentração tem início a partir das 08h e largada às 09h da Nacional BR101, em frente a Mercedes Benz, em Cidade Satélite. O almoço e a confraternização serão no Manoa Park, Maracajaú.

Consultores do Banco Mundial 
farão diagnóstico e plano de 
ação da Saúde do RN

Dando continuidade às atividades, os cinco consultores do Banco Mundial que estão atuando na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Projeto IDF – Fortalecimento Institucional Estratégico – estarão presentes, nesta quinta-feira (3), na sede da Sesap, para se reunir com o secretário Luiz Roberto Fonseca Leite e com os coordenadores de diversos setores. Os consultores visitam as Subcoordenadorias de Capacitação (SUCA), Vigilância Ambiental (SUVAM), de Sistema Estadual de Auditoria (SEA) e a Coordenadoria de Planejamento e Controle de Serviços de Saúde (CPCS), além do Hospital Giselda Trigueiro.

Fábio Faria discute com ministro 
da Integração problemas 
gerados pelo avanço do mar em 
Touros

O ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, recebeu o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), em audiência nesta quarta-feira (2). Dentre outros assuntos, o parlamentar pediu a liberação de recursos para obras de contenção do avanço do mar no litoral do município de Touros. O ministro afirmou já ter conhecimento do caso e determinou agilidade na análise técnica do projeto apresentado pelo prefeito Ney Leite.

SINPOL-RN envia ofício ao MP 
com denúncias sobre o ITEP e 
cobrando ações pra Polícia Civil

A Diretoria do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte enviou um ofício ao Ministério Público relatando denúncias referentes à administração do ITEP, bem como tratando do abandono no órgão e também na Polícia Civil. O ofício Nº 058/20014 foi encaminhado ao Procurador Geral de Justiça Rinaldo Reis de Lima, solicitando reunião em caráter de urgência. Sobre o Instituto Técnico-Científico de Polícia, o SINPOL-RN pede que o Ministério Público apure o Extrato do Contrato nº 002/2014-ITEP/RN, que trata da locação de veículo, segundo informes, para movimentação exclusiva da diretora geral do órgão, no valor estimativo de R$ 25.267,00 (vinte e cinco mil reais e duzentos e sessenta e sete reais).

Prefeitura de São Gonçalo realiza 
recapeamento asfáltico em 
Cidade das Flores

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de São Gonçalo do Amarante está realizando o trabalho de capeamento asfáltico em diversas ruas do município. No Bairro Jardins já foi executado o recapeamento na avenida principal do Conjunto Plaza Garden e Cidade das Rosas. Agora as máquinas estão trabalhando no Conjunto Cidade das Flores, também fazendo a recomposição total do asfalto.

Ritz Property e Remax Águia 
levam Palm Springs Natal ao 
Salão Imobiliário do RN 2014

Até domingo, 06 de abril, o 13º Salão Imobiliário do RN reúne no Centro de Convenções de Natal diversas opções de moradias da cidade e arredores, com foco este ano em imóveis de médio e alto padrão. Em parceria com a Remax Águia, a Ritz Property marca presença no evento com o Condomínio Palm Springs Natal, pronto para morar, que oferece 42 mil m² de área, localizado a 100 metros da praia de Muriú, com 125 mil m² de área de preservação natural. O condomínio fica a apenas 20 minutos de Natal e a 27 km da ponte Newton Navarro. O 13º Salão Imobiliário do RN deve reunir cerca de 30 mil visitantes e apresenta propostas de financiamento no local por meio do patrocinador Caixa Econômica Federal.

Plano Sempre cresce 30% no 
Rio Grande do Norte

A procura por segurança e conforto tem levado as pessoas a procurarem cada vez mais a assistência funeral como forma de proteger sua família. O Plano Sempre de Assistência Funeral, serviço oferecido pelo Grupo Vila, por exemplo, obteve um crescimento de 30% nos últimos dois anos.

DNA Center e Governo do 
Estado oferecem 600 
exames gratuitos de DNA 

O programa “Pai Presente” está de volta e traz a alegria de descobrir ou confirmar quem é o pai de crianças e jovens cujas famílias não têm condições financeiras de pagar por um exame de DNA. Terão prioridade os procedimentos que não foram realizados no ano de 2013. Estão assegurados 600 exames de DNA, sendo 450 com entes vivos e 150 post-mortem. Os testes são custeados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Escolas de São Gonçalo vão 
receber computadores de 
última geração

Nesta terça-feira (1) o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, conferiu o recebimento de novos computadores que serão distribuídos para as escolas dos municípios, acompanhado dos secretários Eduardo Lacerda (Tecnologia da Informação) e Abel Neto (Educação). Na primeira etapa serão beneficiadas 34 escolas e entregues cerca de 200 computadores de última geração, adquiridos com recursos próprios no valor de R$ 279 mil. O objetivo é facilitar o aprendizado dos estudantes, favorecendo a inclusão digital dentro das unidades de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário