terça-feira, 8 de abril de 2014

NOTAS & COMENTÁRIOS


















Fátima vai ao FNDE 
em busca de mais 
investimentos para 
educação no RN

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) esteve reunida nesta segunda-feira (07), em Brasília, com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, onde apresentou demandas de vários municípios potiguares, que buscam mais investimentos para a educação.

Jaime Calado assina decreto 
para beneficiar 
Microempreendedor 
Individual

Na noite desta segunda-feira (7), o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou da abertura da Oficina Sebrae de Empreendedorismo, promovida pelo Sebrae/RN com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Na ocasião, Jaime assinou Decreto Municipal concedendo vantagens para o Microempreendedor Individual (MEI) que desejar abrir uma empresa.

MHair chega a Natal trazendo 
beleza e sofisticação

Beleza e sofisticação. É apostando nessa união que a jovem empresária Maria Luiza Siminéa abre nesta quarta-feira (9) as portas do Salão MHair, no nobre endereço da avenida Afonso Pena, nº 634, Petrópolis. O salão oferecerá os mais variados serviços de beleza para mulheres e homens, além de contar com uma pequena loja e espaço kids.

Vaias, muitas...

Ao ser substituído no clássico diante do América, o atacante Lúcio Curió, do ABC, passou por um momento inusitado em sua carreira de jogador. Foi vaiado pelos seus torcedores e aplaudidos pelos americanos presentes na Arena das Dunas. As críticas dos abecedistas são por causa do baixo rendimento do atleta com a camisa alvinegra.

Polícia vai apurar origem 
de boatos

Durante todo o fim de semana, as redes sociais foram tomadas por boatos que circularam por meio de grupos no WhatsApp, ferramenta que permite a troca de mensagens pelo celular usando conexão via internet. Catástrofes climáticas como buracos negros, tempestade de raios, chuva de meteoros e até uma possível fuga em massa da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

Seis candidatos disputam a Prefeitura 
de Mossoró

As eleições suplementares de Mossoró já têm quadro definido. As convenções de partidos realizadas no último final de semana, confirmaram seis candidaturas ao pleito do próximo dia 4 de maio: Cláudia Regina (DEM), Larissa Rosado (PSB), Francisco José da Silveira Júnior (PSD), Gutemberg Henrique Dias (PCdoB), Josué Moreira (PSDC) e Raimundo Nonato (PSol).

Criminosos fazem arrastão em 
loja de móveis em Natal

A loja Jacaúna Decorações, localizada na avenida Prudente de Morais, no Barro Vermelho, zona leste da capital, foi assaltada na noite desta segunda-feira (7). A Polícia Militar informou que dois homens renderam os funcionários no fim do expediente e realizaram o arrastão. Ainda não há informações sobre os suspeitos.

Microsoft decreta nesta terça-feira 
"morte" do Windows XP

A Microsoft decreta hoje (8) a morte do Windows XP. As novas atualizações automáticas, que ajudam a proteger os computadores, deixarão de existir para esse sistema operacional. De acordo com a Microsoft, sem elas, o computador continuará funcionando, “mas poderá ficar vulnerável a vírus e a riscos de segurança”.

Agripino integra grupo de 
parlamentares que foi ao 
STF para garantir CPI da 
Petrobras

O senador José Agripino integrou nesta terça-feira (8) o grupo de senadores e deputados da oposição que foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) protocolar dois mandados de segurança referentes à criação das comissões parlamentares de inquérito (CPI) para investigar escândalos envolvendo a Petrobras. Os documentos entregues ao Supremo questionam a criação da CPI defendida pela base governista e pede a instalação da CPI no Senado pela forma original, ou seja, que sejam investigados especificamente escândalos envolvendo somente a estatal brasileira.

Gustavo Carvalho propõe nome 
do ex-prefeito Vavá para a 
RN203

Nesta terça-feira (08), o deputado Gustavo Carvalho (PROS) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa dando o nome do ex-prefeito Walter Lopes, de Barcelona, à RN 203, rodovia estadual que liga Macaíba ao município de Cerro Corá. Carinhosamente chamado de Vavá, Walter Lopes nasceu na Fazenda Ramada no município de Barcelona, (RN), onde foi prefeito por três vezes e sempre esteve presente nas lutas por melhorias e pelo desenvolvimento socioeconômico da região do Potengi.

Corpo de Bombeiros prepara 
Plano de Evacuação para o 
Arena das Dunas

Na manhã desta terça-feira (8), representantes da FIFA e da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça estiveram reunidos, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, em Natal, com militares da instituição e profissionais do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192/RN) para discutir as ações relacionadas ao plano de operações a ser executado durante a Copa do Mundo de Futebol no Rio Grande do Norte. Entre os assuntos em pauta, o grupo debateu os detalhes para finalização do Plano de Evacuação do estádio Arena das Dunas.

Estão abertas as inscrições 
para a Caminhada da Mãe 
Potiguar

Desde a última segunda-feira, dia 7, estão abertas as inscrições para a Caminhada da Mãe Potiguar, que acontece no dia 10 de maio (sábado), em comemoração ao Dia das Mães.  O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) em parceria com outras instituições, e em sua quarta edição deverá reunir cerca de duas mil pessoas em Natal.

Reis Magos invade redações 
no Dia do Jornalista

Prosseguindo com as comemorações pelos seus 30 anos, a Famiglia Reis Magos resolveu homenagear a imprensa de Natal nesta segunda-feira (7), Dia Nacional do Jornalista. Com pizzaiolo, tarantela e muita alegria, pizzas foram enviadas para as redações. A ação contou com a presença do ator e músico Gutemberg Silveira, que se vestiu de pizzaiolo e com o seu acordeon alegrou os jornalistas com muita música. Ainda dentro da programação pelos seus 30 anos, a Famiglia Reis Magos investiu em uma nova campanha publicitária e está adequando todas as suas unidades aos novos padrões visuais da empresa.

Ipem-RN participa de Encontro 
Técnico com a Rede do 
Inmetro, em Curitiba

Acontece até amanhã (9), em Curitiba (PR), mais um Encontro Técnico da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I). O diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), André Felipe Reginaldo, juntamente com o chefe de gabinete, Luciano Fonseca, a coordenadora operacional, Rosângela Ramalho e o agente fiscal Antônio Teixeira representam o órgão no evento, que teve início ontem e conta com a presença de representantes do Inmetro de todos os Estados brasileiros.

Em Ipanguaçu caravana da 
Olimpíada de Língua 
Portuguesa percorre 
escolas e promove 
desenvolvimento da escrita 
ente professores e alunos 

A cidade de Ipanguaçu tem sido reconhecida nos últimos anos pelo êxito conquistado dentro das políticas de formação de leitores na educação básica. Em busca de consolidar e expandir as iniciativas, o município integra por mais um ano a 4ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) - Escrevendo o Futuro. O município a mais de 200km da capital – Natal, criou uma estratégia somada pela Secretaria Municipal de Educação. A ideia é a promoção da primeira Caravana da OLP, que está percorrendo as instituições de ensino fundamental e médio de todo o município.

Negociações avançam e greve pode 
acabar na quinta-feira

Após mais uma rodada de negociações na noite desta segunda-feira (07), entre representantes do Sindicato de Servidores da Saúde (SindSaúde) e o secretário Luiz Roberto Fonseca, cresce a expectativa de que a greve possa chegar  ao final na próxima quinta-feira, quando a categoria faz nova assembleia. Em greve há 20 dias, a categoria, semana passada, alcançou uma importante conquista com a aprovação pela Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado, que estabelece a revisão na Lei 333 do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores da Saúde Estadual.

Sesap promove curso de 
atualização em 
tuberculose

Técnicos do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irão visitar, esta semana, os distritos Norte, Sul, Leste e Oeste do município de Natal com o objetivo de realizar uma capacitação em instrumentos de registro na tuberculose. De acordo com Valéria Nepomuceno, coordenadora do programa de controle da tuberculose, além da intensificação da busca de casos no estado, há a necessidade de atualização acerca dos instrumentos de registro em razão do ingresso de novos médicos e enfermeiros na rede da saúde.

Testagem de HIV por 
fluído oral começa a 
ser desenvolvido no 
Rio Grande do Norte

Nos dias 3 e 4 de abril, representantes do Departamento DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, e do laboratório Biomanguinhos (com sede no estado do Rio de Janeiro), estiveram em Natal, onde se reuniram com a coordenação estadual DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e com representantes de ONGs para iniciar as ações de promoção do teste rápido para detectar a presença do HIV através do fluido oral.

Grupo Vila implanta tablets 
com informações 
instantâneas sobre velórios 
em suas capelas

O Grupo Vila, empresa referência no Nordeste no segmento funerário, inovou mais uma vez no uso de tecnologias em seus serviços ao iniciar a implantação de tablets em frente às capelas reservadas para velórios. O maior intuito dessa mudança é disponibilizar as principais informações referentes à cerimônia, como nome do falecido, horários e locais de velório e sepultamento, além de um espaço para que parentes e amigos deixem suas mensagens de carinho.

L O T O F Á C I L

Concurso : 1040
Data : 07/04/2014
01 - 02 - 04 - 06 - 08
09 - 10 - 12 - 13 - 16
20 - 21 - 22 - 23 - 25

Agripino recebe diretora americana 
do Facebook em Brasília

Na companhia da equipe das redes sociais do Democratas, o senador José Agripino recebeu, na tarde desta segunda-feira (7), para um treinamento especial, a diretora de Políticas Públicas do Facebook, a americana Katie Harbath. O Facebook Brasil, por meio de sua Diretoria de Assuntos Institucionais, está fazendo um tour no Congresso Nacional para conversar com todos os partidos sobre o novo marco civil da internet e explicar as plataformas da rede social mais usada no mundo. Entre os assuntos abordados na exposição esteve o alcance e a importância do Facebook no diálogo entre parlamentares e sociedade. O Democratas foi o primeiro partido visitado pelos profissionais.

VLT integrado com BRT 
é o caminho para 
resolver o caos no 
trânsito de Natal e 
região

A implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Natal e Região Metropolitana foi tema de audiência pública na manhã de hoje (07), na Assembleia Legislativa. A deputada federal Fátima Bezerra (PT), que desde o início do seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados vem lutando pela implantação do VLT, participou da audiência que foi proposta pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Kleber Fernandes toma posse 
como novo secretário chefe 
do Gabinete Civil da 
Prefeitura do Natal

O advogado e administrador Kleber Fernandes assumiu oficialmente na tarde desta segunda-feira (07), o cargo de secretário Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal. A solenidade de posse ocorreu no salão nobre do Palácio Felipe Camarão e contou com a participação do prefeito Carlos Eduardo, da vice-prefeita Wilma de Faria, do ex-chefe do Gabinete Civil Sávio Hackradt, dos vereadores Eleika Bezerra e George Câmara, do presidente do sistema Fecomércio/RN Marcelo Queiroz, além de secretários municipais de diversas pastas, familiares e amigos do novo titular da Segap.

Sesap contribui para melhor 
qualidade de vida de 
artesãos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Grupo de Qualidade de Vida no Trabalho, participam nesta terça-feira (08), das 9h às 17h, de uma ação voltada aos artesãos do município de Várzea, na região Agreste do Rio Grande do Norte. O objetivo da ação, promovida pela Câmara Municipal de Várzea, é incentivar o artesanato local, almejando o desenvolvimento sustentável da cidade.

RN recebe 14 profissionais 
do Programa Mais 
Médicos 

O Estado do Rio Grande do Norte recebeu na manhã desta segunda-feira (07), quatorze profissionais, de um total de 16, que estavam previstos para chegar ao RN no quarto ciclo do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Dois aviões da Força Aérea Brasileira, responsáveis pelo transporte dos médicos ao RN, pousaram na Base Aérea de Natal, sendo o primeiro às 11h30 e o segundo às 12h30. Do total de médicos que chegaram ao RN, 13 são cubanos da cooperação OPAS/Brasil e um intercambista italiano. Os demais profissionais devem chegar ao Estado após concluírem o processo seletivo em andamento.

Secretário de Segurança deve 
ir à AL na próxima semana

A deputada Márcia Maia (PSB) retomou, durante sessão plenária desta terça-feira (08), o tema da falta de segurança pública. Segundo ela, o secretário de Segurança do Estado, o general Eliéser Girão Monteiro Filho deverá vir à Assembleia Legislativa na próxima semana para falar sobre seus projetos para 2014. “Estamos prestes a receber um mega evento, a Copa do Mundo, e precisamos saber quais os investimentos estão previstos. A situação da segurança do Estado é muito grave. A população quer saber qual o plano emergencial”, declarou.

Ezequiel cobra do governo 
solução para 
abastecimento de Currais 
Novos e Acari

O deputado Ezequiel Ferreira (PMDB) cobra do governo do Estado o compromisso assumido para solucionar o problema da falta de água em Acari e Currais Novos., dois municípios da região Seridó onde a população está enfrentando a maior crise no abastecimento. Ele reforçou que foram feitas várias reuniões com o governo do Estado, entre os prefeitos, ex-prefeitos, representantes dos segmentos sociais dos dois municípios e diretores da CAERN, mas até agora nenhuma providência foi tomada para solucionar o problema, nem de forma emergencial.

Assembleia aprova projeto de 
lei que redistribui cargos da 
Defensoria Pública

Os deputados aprovaram à unanimidade a mensagem 96 do governo do RN que altera a Lei Complementar Estadual n.º 251, de 7 de junho de 2003. A proposição tem como objetivo redistribuir os 102 cargos de defensor público do estado. A conversão da Proposta Normativa visa ainda a criação de funções de coordenação de núcleos regionais e de núcleos especializados dentro da Defensoria Pública.

Kelps volta a falar na 
modernização da 
Gestão Pública e 
cobra planejamento e 
ação do governo

O deputado Kelps Lima (Solidariedade), novamente fez críticas ao governo estadual e voltou a sugerir a implantação da “meritocracia” no serviço público, em detrimento dos cargos ocupados por indicação política, a fim de tornar, na sua avaliação, as gestões mais eficazes. Kelps disse que a mãe de todos os problemas no Estado é o “amadorismo na gestão pública e a politicagem”. O deputado disse que faltam projetos para obras estruturantes no RN. “Quando você tem projetos, pode elencar obras estruturantes e por sua vez buscar recursos federais”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário