terça-feira, 13 de maio de 2014

Confecção de Jaraguá para a “Teia Nacional da Diversidade” mobiliza artesãos da Vila de Ponta Negra

Natal recebe entre os dias 19 e 24 de maio a quinta edição da Teia Nacional da Diversidade. Assim como em outras edições foi realizado uma seleção para eleger a logomarca do evento, que este ano ficou por conta do designer Fernando Souza.
“Quando parei para criar a logo, me lembrei da imagem do Jaraguá, da primeira vez que o vi na rua. Aquele boneco grande, colorido e encantador. Logo pensei em levá-lo para a arte trazendo a ideia da Teia que é a união dos elementos da cultura em um grande encontro”, conta Fernando, que vê no animal um forma de representar a união dos elementos da cultura em um grande encontro, a Teia Nacional da Diversidade 2014.

O Jaraguá é um personagem muito presente no folclore brasileiro, um estranho animal que dança na brincadeira de boi, conhecido por bater as queixadas fingindo tentar morder quem está assistindo.

Como lembrança desta edição da Teia da Diversidade serão entregues miniaturas de Jaraguás. Ao todo são 2.500 Jaraguás que estão em processo de produção na Vila de Ponta Negra, sob a coordenação de Graça Leal, representante do Centro Cultural da Vila de Ponta Negra. Grande parte da vila está participando da produção, temos as mulheres do Projeto Feito na Vila, que é um coletivo de artesãs locais, os grupos de cultural Bambelô os Maçaricos e Boi Pintadinho, o Pastoril da Dona Helena, a Lapinha da professora Lucina, o Coco de Roda do Mestre Severino. Além de um grupo de voluntários, alguns artistas plásticos e artesãos, todos mobilizados por aquilo que sentem ser da sua identidade, ser do seu povo.

“O Jaraguá é o amuleto da Teia! A quem o receber: Não perca o Jaraguá, pois ele vai tecer histórias na sua vida. Eu fico sonhando pensando quando aquelas 3 mil pessoas estiverem com seus mascotes balançando ao ar em reverência, vai levantar uma energia muito boa para a Teia da Diversidade”, revela Graça.

Segundo a coordenadora, nenhum Jaraguá é igual ao outro, todos são confeccionados com uma pintura diferente, assim como as manifestações culturais do país, “tecendo uma diversidade de pessoas, ritmos, cores e identidades”.
por Renato Souza

Serviço
Teia da Diversidade Cultural 2014 – Natal/ RN
Campus IFRN Cidade Alta e Campus UFRN
Data: 19 a 24 de maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário