terça-feira, 20 de maio de 2014

Consultores do Banco Mundial discutem o fortalecimento da gestão de Saúde no RN


Os cinco consultores do Banco Mundial que atuam junto à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), retornaram hoje (19) a Natal, em menos de dois meses, para cumprir a segunda missão do Projeto IDF – Fortalecimento Institucional Estratégico. Eles estiveram reunidos, durante toda à tarde, no auditório da Sesap, com os titulares das coordenadorias da Secretaria para apresentar e discutir o relatório sobre a elaboração de um plano estratégico de saúde no Rio Grande do Norte. Eles permanecem em Natal até a quinta-feira (22), cumprindo agenda nos diversos órgãos e setores da Secretaria Estadual de Saúde.

Na primeira vinda, no mês de abril, eles visitaram os diversos setores da pasta e unidades hospitalares, com o objetivo de colher informações para a elaboração de um Diagnóstico de Avaliação Rápida (RAAP) e um plano de ação para a Secretaria. O relatório apresentado alcança as áreas de gestão de Recursos Humanos, gestão Financeira, Aquisições (compras), Gestão de Ativos e Planejamento e Processos.
Segundo Anna Petta, coordenadora do RN Sustentável no âmbito da Sesap, na reunião foram discutidos os pontos mais relevantes do relatório para que possam preparar o último produto que sairá provavelmente em julho, apontando quais seriam os focos a serem trabalhados pela a partir de outubro. “Esse é um momento de discussão para gerar um produto final que é um novo relatório que vai apontar ações complementares que vão implementar o fortalecimento da Secretaria”, disse Ana Petta. Para ela, o trabalho dos consultores é extremamente importante porque é o olhar de fora imerso na realidade do dia a dia da Secretaria, apontando coisas necessárias a serem implementadas.
A presença desses profissionais no estado foi viabilizada por meio de uma doação do Banco Mundial, no valor de 700 mil dólares, destinados exclusivamente ao aprimoramento da gestão na pasta da saúde. Os recursos são apenas para consultoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário