quinta-feira, 8 de maio de 2014

Dia do Artista Plástico será comemorado com abertura de cinco exposições na Pinacoteca Potiguar


Os salões do museu que abriga rico acervo de artes plásticas serão tomados por fotografias, pinturas e instalações de artistas potiguares. O evento terá início às 19h e a entrada é franca.  

Comemorar o 8 de maio é tradicional em Natal, berço de artistas conceituados como Abrahan Palatnik, Newton Navarro, Dorian Gray, Marcelus Bob, Assis Marinho, Pedro Pereira, entre outros.  Nesta quinta-feira, a Pinacoteca Potiguar brinda este grande dia com as exposições Natal Antiga, da Fundação até 1950, pinturas de Pedro Grilo; Coisas de Pouca Monta, fotografias de Ramilla Souza e Sofia Bauchwitz;  São Rafael Velha, com desenhos de Clewton Nascimento, fotografias de Lara Ovídio e objetos colhidos na cidade antiga; Encantamentos do Fogo, instalação de Artur Souza; e fotografias do Coletivo Internacional APC15.

Citando a frase "A vocação do artista é lançar luz sobre a alma humana", atribuída a George Sand (pseudônimo da romancista francesa Amandine Dupin”, o diretor da Pinacoteca, arquiteto Mathieu Duvignaud, fala sobre essa comemoração, um verdadeiro do presente para a classe artística e para os espectadores.   “O artista é com certeza um ser de grande importância na nossa sociedade, abrindo caminhos,  despertando as mentes e alertando seus conterrâneos. Frágil, sensível, criticado, amado, odiado, o artista é a ligação do atual e dos outros tempos, passados e futuros. Nesse dia 8 de maio, através de cinco exposições, valorizamos os artistas de todas as épocas e estilos e firmamos nosso papel de plataforma criativa, ligando o público com as artes”.
As exposições deste 8 de maio representam um mosaico do cenário atual das artes plásticas e fotografia do Rio Grande do Norte. De um lado, artistas jovens como Artur, Ramilla e Sofia se lançam em propostas inovadoras, cheias de viço, que instigam o olhar dos espectadores. De outro, o figurativo de Pedro Grilo reconstruindo a história da cidade de Natal através de pinturas realistas, mostrando a evolução da capital potiguar.

Em outro salão, a mostra São Rafael Velha, de Clewton Nascimento e Lara Ovídio, traz à tona a história da cidade que foi inundada na década de 80 para dar lugar à barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Para os jovens, principalmente, essa mostra será uma grande novidade, pois poucas pessoas têm consciência do que esse fato representou para a população da época.

Neste evento, a Pinacoteca apresenta o conceito Digi-Foto-Arte, através da mostra idealizada e produzida pelo coletivo internacional APC15, que promove 15 fotógrafos premiados em concursos internacionais, selecionados de quatro países (Brasil, Alemanha, Grécia e Suíça). Os artistas participantes trabalham baseados no surrealismo, abstrato e expressionismo graças às novas tecnologias. Micro e macro fotografias estão em constante desenvolvimento, acompanhando a cada dia os passos da tecnologia.

Segundo Marcelo Duarte, autor do livro A Origem de Datas e Festas (ed. Panda Books), “a data foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos artistas brasileiros mais importantes - século XIX. Nasceu em Itu (SP), no dia 8 de maio 1850. O pintor produziu cerca de 300 obras, e entre seus quadros mais famosos estão Violeiro, Picando Fumo e Caipiras Negociando, que retratam o dia-a-dia do homem do campo. Almeida Júnior morreu assassinado dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba (SP). Em 1950, 8 de maio foi oficializado como Dia do Artista Plástico Brasileiro”.

SERVIÇO: Dia do Artista Plástico – Pinacoteca Potiguar – Vernissage: dia 8 de maio, às 19h. End. Praça Sete de Setembro, s/n. Cidade Alta Visitação: até 06/06, de terça a sábado, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário