sexta-feira, 16 de maio de 2014

Parceria da Prefeitura com Instituto Internacional de Neurociência beneficia 300 alunos das escolas municipais


Mais de 300 alunos de 10 escolas municipais de Natal participam de uma série de  oficinas no Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lilly Safra desde 2007. Os estudantes frequentam o Instituto duas vezes na semana, sempre no contra turno das aulas, para aprenderem mais sobre ciências e temas importantes da sociedade, como a comunicação e história. O pré-requisito para fazer parte das atividades é estar matriculado e frequentando regularmente a escola, do sexto ao oitavo ano.


Todo o trabalho é desenvolvido para oferecer aos alunos um espaço de aprendizagem significativa dos conteúdos das ciências.  De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Alfredo Monteverde, Dora Montenegro, no decorrer do curso do processo de ensino e aprendizagem são desenvolvidas condições que provoquem os alunos a aprender a expressar ideias e a fundamentá-las de modo científico.

“Nesse processo, eles são ensinados por seus professores a utilizarem equipamentos e materiais diversos para a apropriação dos recursos das artes e das tecnologias, necessárias ao desenvolvimento da produção do conhecimento científico”, argumentou.

Dora Montenegro ressaltou que são utilizados computadores, materiais e equipamentos sofisticados dos laboratórios e oficinas para os alunos aprenderem a coletar, selecionar, ordenar e utilizar diferentes tipos de dados e informações. Além disso, eles dispõem uma biblioteca para realização de pesquisas. Todo trabalho é orientado e coordenado por profissionais da Educação e do Instituto.

Para a coordenadora pedagógica, a parceria é essencial para ampliar a capacidade de leitura e escrita, além da enunciação e resolução de problemas entre os alunos. É essencial, segundo ela, para o desenvolvimento do raciocínio lógico e reflexão científica por parte dos estudantes. “Um dos retornos é a permanência dos alunos ao longo dos anos, além do envolvimento de ex-alunos em pesquisas após o término do curso”, disse.

Entrevista com a professora Dora Montenegro.

Ascom/SME: Existe possibilidade de expansão da metodologia aplicada para outras escolas da rede municipal de ensino?

Dora Montenegro: Além dos próprios alunos levarem consigo as aprendizagens que desenvolvem para suas escolas regulares e outros ambientes em que vivem, os professores parceiros que participam das reuniões de formação continuada expandem a metodologia utilizada no projeto como também contribuem na qualificação das nossas reflexões da prática pedagógica de forma significativa.

Ascom/SME: Como é a participação dos professores da rede municipal de ensino em todo o processo?

Dora Montenegro: Olhar para os professores como sujeitos de direitos a uma formação continuada é pressuposto fundamental, então incluímos tempos e espaços de formação na nossa proposta, pois acreditamos em projetos que, em seu todo, sejam formadores.

No processo de formação em curso, cada um dos temas e conteúdos de trabalho da formação é desenvolvido em reuniões semanais, pela via da troca e da reflexão da experiência profissional e da prática pedagógica de cada um dos integrantes do grupo, com propostas de vivências individuais, coletivas e de subgrupos, o que necessariamente, leva os profissionais a se envolverem e saborearem o gosto da aprendizagem significativa . Mensalmente, integram nossas reuniões alguns professores representantes das escolas públicas de referência dos nossos alunos.

Ascom/SME: A Escola é ligada ao Instituto Internacional de Neurociência de Natal, sob a coordenação do cientista Miguel Nicolelis. Qual a influência do IINN no projeto?

Dora Montenegro: O Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra- IINNELS- atua em três focos : pesquisa , educação e saúde. Portanto, os Centros de Educação Científica são parte integrante do INNELS. Somos uma equipe de trabalho vinculada por valores e princípios comuns que utilizam a ciência como via de transformação social e que trabalham em prol da transformação da sociedade em mais justa e humana, porém cada um dos nossos setores atua com suas especificidades, seja a da pesquisa científica, seja a da saúde, seja a da educação científica.

ESCOLAS PARCEIRAS:

EM 4º CENTENÁRIO

EM CELESTINO PIMENTEL

EM JOÃO XXIII

EM LUIZ MARANHÃO FILHO

EM PROF FCO ASSIS VARELA

EM PROF OTTO GUERRA

EM VERÍSSIMO DE MELO

EM PROFESSOR ZUZA

EM FCA FERREIRA DA SILVA

Foto: Adrovando Claro

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