segunda-feira, 19 de maio de 2014

Prefeitura de Extremoz realiza mobilização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes


Com o tema "Extremoz fazendo um gol contra o abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", a Prefeitura de Extremoz por meio da Secretaria de Assistência Social, através do seu Centro de Referência (CREAS) e em parceria com a Comissão pró-Selo UNICEF iniciou na manhã deste domingo, 18, ações de mobilização e conscientização sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes para motoristas, visitantes e moradores da praia de Jenipabu. A atividade foi dividida em dois pontos estratégicos, na entrada da praia, nas proximidades da rotatória da RN160 e na praça de lazer. As ações continuam nos dias 20, 21 e 22 nas praias de Redinha Nova, Santa Rita e Centro de Extremoz.


Nas margens da RN160 os profissionais da secretaria e CREAS, em parceria com o Conselho Tutelar, Polícia militar, Poder Judiciário e o grupo de pré-militares da Academia Carcará, realizaram uma blitz educativa abordando todos os carros que por ali trafegaram com panfletagem e orientação sobre a denúncia contra a violência. No pólo da praça da praia de Jenipabu, outra equipe formada pelos profissionais da Assistência Social e Educação do Município realizou panfletagem e orientaram os comerciantes, bugueiros, moradores e visitantes da praia sobre o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Na ocasião, a equipe realizou visita in loco em cada estabelecimento comercial da praia acompanhado do Poder Judiciário para orientação.

A mobilização se encerrou por volta das 12 horas com a posse de nove membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) que farão parte da Comissão Pró-Selo UNICEF (2013-2016) na atual gestão. A Secretária de Assistência Social, Renata Rêgo acompanhada do coordenador municipal do Selo UNICEF, Michel Platiny e do articulador Ednaldo Guedes falou sobre a importância de mobilizar a equipe e a população em alusão à data e também da importância de criar esse núcleo composto de adolescentes do município. "A idéia é impactar a população, objetivando auxiliar nessa campanha nacional e contribuir para redução do índice de exploração sexual contra crianças e adolescentes", disse Renata Rêgo.

18 de Maio

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Estado do Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.


Informações: Gilmara Costa
Fotos: Denis Cléber

Nenhum comentário:

Postar um comentário