quinta-feira, 8 de maio de 2014
Prefeitura de Ipanguaçu inicia instalação de novo sistema de abastecimento de água em Pataxó
Vários municípios de todo o Rio Grande do Norte vem sofrendo com longa estiagem que assolam todo o estado. Frente a isso, a Prefeitura do município de Ipanguaçu, à 214 km da capital potiguar, vem criando estratégias que possam minimizar os impactos que prejudicam diretamente a população. Nos últimos três meses a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SEMOS) tomou a medida em racionar água em todo o território municipal, na qual a prefeitura abastece 28 comunidade rurais e bairros com 34 motores a custo zero. A estratégia foi disponibilizar o liquido em uma escala semanal, afim de diminuir desperdícios.
Segundo o órgão com a falta de chuvas os lençóis freáticos tiveram grande redução de água no solo. O mesmo acontece com o açude público de Pataxó que apresenta hoje pouco menos de 23% de sua capacidade.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Genilo Rodrigues, disse que o município tem enfrentado problemas com a falta das chuvas, com isso a prefeitura vem estudando medidas que possam a vim minimizar a problemática. “Além da escala de abastecimento montada nas comunidades, temos abastecido as comunidades com carro pipa, mas muitas delas o carro não resolve o problema, como é o caso de Pataxó, uma das comunidades mais populosas, a qual já iniciamos a implantação de um novo sistema de abastecimento”, frisa.
Maquinas e homens iniciaram o trabalham na instalação do sistema elétrico e hidráulico para o funcionamento da tubulação que tem uma extensão de mais de 2,5km e que abastecerá a comunidade que conta com pouco mais de mil habitantes.
A água levada até a comunidade sairá da lagoa do Canadá, na qual recebe as águas da barragem Armando Ribeiro Gonsalves, através do Canal do Pataxó na qual deságua no rio do mesmo nome. As obras contam com um investimento de mais de 70 mil em recursos próprios, a expectativa é de que o novo sistema de abastecimento esteja em funcionamento em 15 dias.
Ministério da Saúde e Prefeitura de Ipanguaçu qualificam profissionais de saúde no combate as drogas
O agentes comunitários de saúdes, auxiliares e técnicos de enfermagem da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Ipanguaçu, estão participando da formação em saúde mental, crack e outras drogas oferecida pelo projeto Caminhos do Cuidado.
O projeto faz parte da pactuação do município com o Ministério da Saúde que busca, por meio da formação e qualificação dos profissionais da rede de atenção básica à saúde a formação em saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas, visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares.
A secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, destaca que as informações repassadas ao profissionais de saúde auxiliam na melhoria dos procedimentos e nas práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos. “Mais do que nunca precisamos estar atentos aos novos problemas de saúde pública, e as drogas é uma delas. Os agentes comunitários estão diariamente com as famílias, com isso ele cumpre papel fundamental na recuperação e prevenção no uso de drogas”.
O curso faz parte de um dos eixo do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’ na qual conta com uma cargo horaria de 60h, integrando os temas: Conhecendo o território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em saúde mental; A caixa de ferramentas dos ACS e ATEnf na Atenção Básica e Reforma Psiquiátrica, Redução de Danos e Integralidade do cuidado como diretrizes para intervenção em saúde mental e no uso de álcool, crack e outras drogas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário